Movimento promove protesto

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 02/12/2016
Horário 09:33
 

Assim como os promotores e magistrados, outras classes da sociedade também demonstraram repúdio à manobra dos deputados federais, que aprovou a emenda ao Projeto de Lei 4.850/2016, entre elas, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que classificou a estratégia como "um atentado ao Judiciário forte". Em decorrência do resultado da votação feita na madrugada de terça-feira pela Câmara dos Deputados, o movimento Vem Pra Rua de Presidente Prudente promove no domingo, a partir das 9h30, uma concentração cívica nas imediações da pista de skate, no Parque do Povo.

"Nós estávamos tranquilos. Demos um período de trégua ao governo, até para ver se ele se organizaria, se acertaria, e acreditávamos que isso aconteceria. Entretanto, da maneira que foi articulada essa votação acabou a paciência com o governo do presidente Michel Temer . Ou o governo se alinha ao que o povo está pedindo, ou vamos começar a pedir mudanças, pois do jeito que está sendo feito não há condição de tocar o país", afirma o organizador do movimento, Chezlacki Júnior.

A gota d’água para essa indignação, segundo ele, foi a manobra dos deputados para aprovação da emenda que prevê possibilidade de magistrados e membros do Ministério Público serem processados por crimes de abuso de autoridade. "Usaram as Dez Medidas Contra a Corrupção como um ‘cavalo de troia’. Modificaram, esquartejaram o projeto, embutiram a questão do abuso de autoridade e, na prática, não poderá ser feito o pedido da prisão de ninguém, pois juiz algum mandará prender alguém correndo o risco dele mesmo ser preso", considera o organizador.

Por isso, para Chezlacki, este momento se faz ainda mais importante do que aquele que levou milhares de prudentinos às manifestações que culminaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "Sabemos que será um movimento menor, mas sabemos que é necessário fazer representar a voz do prudentino nesta insatisfação. Temos que protestar, pois é um fato ainda mais grave que o impeachment, pois estão acabando com a democracia no Brasil. Em termos práticos, estão fazendo com que o ladrão coloque o juiz na cadeia", pontua.

 

Soberania

Mesma opinião do presidente da 29ª Subseção da OAB, Rodrigo Lemos Arteiro, o qual acredita que a aprovação da emenda pode colocar em risco a soberania do Judiciário brasileiro. "A OAB apoia o Judiciário forte, assim como a própria magistratura e o Ministério Público. Portanto, neste aspecto, é indiscutível o apoio da OAB aos protestos da magistratura e da Promotoria. Se esse projeto for aprovado, quem perde é o Judiciário e, consequentemente, o povo brasileiro", afirma o presidente.

 

SERVIÇO


A Mobilização do movimento Vem Pra Rua de Presidente Prudente está marcada para domingo, a partir das 9h30, nas imediações da pista da skate, no Parque do Povo. Isto é, no mesmo local das manifestações realizadas a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Publicidade

Veja também