MPE e Visa iniciam fiscalização educativa em escolas particulares

Decreto Municipal 31.278/2020 tornou facultado à rede o retorno gradual das aulas e atividades presenciais, uma vez que seja cumprindo todos os protocolos específicos de segurança sanitária

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/11/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Representantes percorreram a unidade para conhecer as ações de segurança contra o novo coronavírus
Weverson Nascimento - Representantes percorreram a unidade para conhecer as ações de segurança contra o novo coronavírus

Em Presidente Prudente, o Decreto Municipal 31.278/2020 tornou facultativo à rede particular de ensino, em todas as etapas de escolaridade, o retorno gradual das aulas e atividades presenciais nos termos dispostos pelo Plano São Paulo, uma vez que sejam cumpridos todos os protocolos específicos de segurança sanitária quanto às restrições de capacidade do local, horário reduzido e outras pertinentes. Na manhã de ontem, o MPE (Ministério Público Estadual), juntamente com a Visa (Vigilância Sanitária) de Presidente Prudente, iniciou uma série de visitas às unidades escolares visando uma fiscalização educativa. A primeira escola que recebeu a equipe técnica foi o Colégio Cristo Rei .
Protocolos de higiene pessoal e medidas sanitárias se intensificaram nesta pandemia, e para acompanhá-los de perto no ambiente escolar, os representes percorreram a unidade visando conhecer e identificar a eficácia das ações para a segurança dos estudantes e o do quadro de colaboradores. O promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Marcos Akira Mizus, à reportagem, reforçou que o objetivo é dar início às fiscalizações após o retorno das aulas presenciais, para que todos tenham uma maior segurança, além de desmistificar eventuais desconfianças por parte dos pais, uma vez que é perceptível que existe certa “resistência” em mandar seus filhos para o ensino presencial. 
“Se o protocolo de segurança do Plano São Paulo em nível de saúde pública fosse cumprido regularmente, seria fantástico. É o que a gente verificou nessa escola [Colégio Cristo Rei], por exemplo, que vem cumprindo rigorosamente o plano, de modo que nos dá uma tranquilidade nesse retorno presencial dos alunos e que é fundamental para o desenvolvimento das crianças”. 

Fiscalização educativa

A fiscalização, como regra, tem que ser feita pela Vigilância Sanitária. No entanto, o promotor explica que o MPE optou por acompanhar e dar apoio naquilo que for necessário. “Essa fiscalização é de caráter educativo e não tem nenhum intuito punitivo, tão somente de orientação caso a gente detecte alguma irregularidade”, pontuou. “Neste caso [Colégio Cristo Rei], não está sendo necessária nenhuma recomendação e o que a gente verifica é que dá para ter uma tranquilidade ao encaminharem os estudantes para o ensino presencial”, completou. 
À reportagem, Akira também pontuou que é necessário que as unidades escolares estejam em total segurança para que os alunos retornem, para que, assim, evitem o que descreveu como “explosão” epidemiológica. O ambiente escolar, segundo ele, é um dos locais em que existe essa possibilidade, porque cada pessoa tem a sua “bolha” de segurança, seja sua família, o seu trabalho, ou seja, o local em que está aparentemente segura. “Na medida em que você concentra várias pessoas num lugar só, você mistura essas bolhas e provoca contaminação em geral, foi o que aconteceu com alguns países que promoveram um retorno presencial sem qualquer critério, e resultou no aumento da quantidade de contaminação. Então, é isso que a gente não quer. Queremos ter esse retorno seguro para que não haja nenhuma mudança na estatística em termos de contaminação e, principalmente, para que os estudantes possam voltar com segurança”.
O promotor explica que a fiscalização iniciou nas escolas particulares, porque o decreto municipal tornou facultativo à rede particular de ensino, em todas as etapas de escolaridade, o retorno gradual das aulas e atividades presenciais nos termos do disposto pelo Plano São Paulo, mas que também darão sequência nas escolas públicas, uma vez que o retorno pode ser autorizado a qualquer momento. “A gente quer que as escolas públicas também estejam preparadas, ainda que em 2021, para um retorno presencial sem qualquer perigo para as crianças”, reforça. 

Medidas sanitárias

A supervisora da Visa, Valéria Monteiro Vendramel, descreve que para a fiscalização educativa foi feito um checklist com as medidas sanitárias necessárias baseadas no Plano São Paulo, a fim de que se evite a contaminação pela Covid-19 e que será levado em conta em todas as unidades escolares. Neste primeiro momento, ela destaca que a equipe irá trabalhar em caráter de orientação, mas caso a escola não esteja atendendo algum requisito, será orientada para que possa promover a correção adequada. 
Um dos itens que será avaliado pelo órgão trata-se do plano de retomada das aulas presenciais feito pela instituição de ensino, uma vez que a realidade de uma é diferente de outra. “O mais importante é que a escola descreva quais medidas irá adotar, porque cada unidade tem uma realidade. Exemplo, não podemos cobrar o que vimos aqui [Colégio Cristo Rei] em outra unidade escolar, porque cada uma terá uma realidade. Por isso é importante que cada uma tenha o seu plano de retomada descrito para que possamos analisá-lo”. 
O promotor explica que não há um prazo para finalizar as atividades, uma vez que depende da capacidade física da Visa, mas que objetivo é fiscalizar todas as instituições de ensino em Prudente. 

Fotos: Weverson Nascimento 

MPE e Visa fiscalizam escolas particulares de presidente prudente

É necessário que as unidades estejam em total segurança, pontua o promotor

mpe e visa fiscalizam escolas particulares de presidente prudente
Valéria: “É importante que cada escola tenha o seu plano de retomada descrito”

SAIBA MAIS

Decreto suspende aulas presenciais  na rede estadual de ensino de Prudente

Escolas particulares montam calendário de retorno presencial  

Ensino municipal segue remoto, mas escolas particulares voltam dia 7

Publicidade

Veja também