Mudança no HR reduz sobrecarga no pronto-socorro

Conforme estatísticas do hospital, em janeiro foram 19.377 pacientes atendidos, enquanto em setembro o número caiu 63%

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 10/11/2016
Horário 09:42


O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente informa que, com o referenciamento no pronto-socorro da instituição, foi constatada uma queda de 63% na sobrecarga de atendimentos no pronto-socorro, principalmente dos casos de baixa complexidade, conforme balanço de janeiro a setembro deste ano. Isso porque, em janeiro foram 19.377 pacientes, número que caiu para 7.160 no nono mês, como destaque para março, que teve pico de 21.454 pessoas atendidas.

Em contrapartida, o hospital constatou elevação nos atendimentos de casos de alta complexidade. Segundo a Assessoria de Imprensa, seguindo o que já era esperado pela administração local, antes da regulação, a emergência do HR atendida 2,8 casos por dia de pacientes de alta complexidade. Atualmente, esse índice saltou para 8,1 casos por dia.

Jornal O Imparcial Com mudanças no sistema, HR registra redução de 63% na sobrecarga de pacientes

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o grande fluxo de pacientes de baixa complexidade sobrecarregava o serviço, tanto na estrutura física, quanto na demanda de profissionais e a oneração do sistema de saúde. "Antes mesmo de efetivar o referenciamento, houve um intenso trabalho de divulgação junto aos veículos de comunicação que tiveram papel fundamental em informar o usuário, apontando a necessidade de reestruturar os atendimentos de acordo com a real vocação da unidade, que é a média e a alta complexidade", pontua por meio da Assessoria de Imprensa.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) ainda considera importante destacar que a mudança no serviço segue as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) e, após sucessivas reuniões com as autoridades e outras instituições envolvidas, a reorganização do atendimento foi implantada gradativamente, respeitando o prazo para que os municípios e a população se adequassem à nova realidade.

 

Triagem


De acordo com o DRS, desde 1º de setembro, o pronto-socorro do HR atende as urgências e emergências de maneira referenciada. Ou seja, quando um paciente chega à unidade de maneira espontânea, ele passa pelo serviço de triagem, composto por médicos e enfermeiros. Identificado risco, a pessoa é atendida na unidade. Já casos simples de baixa complexidade são encaminhados aos pronto-atendimentos, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Tal procedimento se estende para toda a população, inclusive os presos que cumprem pena em unidades prisionais da região. "Cabe ressaltar ainda que, durante toda a tratativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente demonstrou estar apta e estruturada para atender a demanda de seu município", comenta o órgão.

A Prefeitura de Prudente foi procurada pela reportagem, através da (Secretaria Municipal de Comunicação), para comentar os apontamentos que envolvem os serviços prestados nas unidades municipais de saúde, no entanto, até o fechamento desta edição não houve resposta.

 
Publicidade

Veja também