Mudanças colocam Izaque na Câmara dos Deputados

Vereador está a um passo de uma cadeira no Legislativo federal, com a saída de Duarte Nogueira (PSDB) e Bruno Covas (PSDB)

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 28/12/2016
Horário 09:04


Depois de pelo menos seis anos sem representatividade política na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a região de Presidente Prudente finalmente deverá ter um deputado federal a partir de 1º de janeiro de 2017. Izaque José da Silva (PSDB), vereador prudentino, está a um passo de uma cadeira no Legislativo federal com a saída de Duarte Nogueira (PSDB), eleito prefeito de Ribeirão Preto (SP), e Bruno Covas (PSDB), vice-prefeito eleito em São Paulo. Ele e Adermis Marini Júnior (PSDB) são os primeiros na lista de suplência e, caso o cenário se confirme, ambos se tornam deputados federais substitutos logo no início do próximo ano.

Jornal O Imparcial Vereador prudentino obteve 33.724 votos para deputado federal

Eleito para seu sétimo mandato como vereador de Prudente nas eleições municipais deste ano, Izaque Silva foi candidato a deputado federal no pleito de 2014 e obteve 33.724 votos. Com essa votação, ele ficou entre os suplentes de sua coligação, na sexta posição.

O tempo passou e os suplentes a sua frente foram assumindo as vagas. Mendes Thame (PV), Lobbe Neto (PSDB), Marcelo Theodoro de Aguiar (DEM), Roberto Freire (PPS) e, por último, Pollyana Gama (PPS), que se apropriou de uma vaga em função da posse do quarto suplente, Roberto Freire, como novo ministro da Cultura.

As mudanças deixaram o vereador prudentino na primeira colocação entre os suplentes. Mas agora outras alterações previstas devem confirmar sua ida a Brasília. Trata-se da posse do novo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e do vice de João Dória (PSDB) na capital paulista, Bruno Covas. Eles cederão suas cadeiras em definitivo a Mendes Thame e Lobbe Neto, assim, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, Izaque Silva e Sônia Francine Gaspar Marmo (PPS) se tornariam deputados temporários. Porém, Sônia Francine foi anunciada e deve se tornar secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em São Paulo, portanto, o prudentino teria como companheiro Adermis Marini.

 

Perspectivas

Izaque Silva confirma o cenário traçado pela Assessoria de Imprensa da Câmara e se diz animado com a iminência de se tornar deputado federal, ainda que seja de modo substituto. "A situação realmente procede, existe essa possibilidade de ocupar esse cargo em Brasília. Seria como deputado suplente, temporário, mas as prerrogativas são as mesmas de um deputado titular, com os direitos e deveres. A diferença é que eu ocuparia a vaga do titular até que ele retorne ao cargo, caso porventura isso aconteça", relata.

Até por isso, Izaque diz que já traça planos para quando assumir a vaga na Câmara dos Deputados. O vereador afirma que pretende ouvir os anseios de entidades, prefeitos e vereadores das cidades da região, a fim de promover um trabalho voltado ao oeste paulista. "A região está sem representante em nível federal há muito tempo, então, a necessidade está em todos os setores. Vamos atuar neste sentido e o ganho à região será importantíssimo, com a possibilidade de reverter em torno de R$ 10 a R$ 15 milhões às cidades já neste primeiro ano, desde que tenham projetos", revela o parlamentar.

 

SAIBA MAIS

Antes de Izaque Silva, o último deputado federal da região de Prudente foi Talmir Rodrigues, médico eleito deputado federal pelo PV em 2006, com 60.407 votos. Agora, com a possível saída de Izaque Silva, quem deverá assumir sua cadeira na casa de leis prudentina é Wellington de Souza Neves, Bozo (PSDB), primeiro suplente do partido, que recebeu 1.115 votos nas eleições municipais deste ano.

 
Publicidade

Veja também