MULHERES, COLABORADORAS DO CRIADORA SERVIÇO DA VIDA.

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 10/03/2024
Horário 06:17


No dia internacional das mulheres, refletimos sobre o papel e a importância que elas exercem na colaboração com Deus, no projeto de salvação da humanidade. Desde o antigo testamento vemos que as mulheres são por diversas vezes citadas na Bíblia, mas, antes de Jesus, o seu papel se resumia em cuidar da casa e da família, sinônimo de procriação, tornando restrito o seu acesso a vida religiosa fora de seu lar. As Mulheres apresentam um papel importante porque além de serem seguidoras de Jesus se tornaram também membros líderes das comunidades cristãs da época, cooperando para o crescimento da obra do Senhor no processo de educação na fé de familiares. A participação ativa dessas Mulheres trouxe um novo olhar sobre sua condição na sociedade e mostrou de forma crítica e libertadora, a capacidade que tem de propagar a palavra de Deus e de participar do mundo religioso, ter os mesmos direitos no mercado de trabalho, na formação da educação e da consciência humana, juntamente com os homens, e não em competição com eles; fazendo-se colaboradoras de Deus para que todos cheguem ao caminho da verdade e da justiça; praticando os valores cristão de amor e respeito ao próximo. Na sociedade a mudança de papel acompanhou evoluções econômicas, científicas e sociais; as novas leis que contribuíram para a igualdade de gênero. Vemos que o protagonismo feminino na sociedade foi notável; no campo da educação, nas ciências, na política e na administração pública. Assim a mulher buscou o reconhecimento de seus direitos em deveres, bem como assumiu a sua importância na evolução de todos os seguimentos da sociedade. 
Mini Sermão. 

A figura da Mulher na sociedade, A.C., era pouco valorizada, mas a presença delas no Cristianismo, no ministério de Jesus e no início da Igreja é de grande relevância para a história. As Mulheres que fizeram parte do ministério de Jesus não só participaram dos milagres, das curas e dos ensinamentos do Mestre, como também protagonizaram momentos determinantes de sua vida, desde a sua concepção até a sua crucificação. As mulheres tiveram um papel significativo para a construção de uma sociedade mais justa seguindo os princípios evangélicos. Hoje vemos a necessidade de valoriza-las. Jesus não hesitou em ensinar Mulheres e em mencioná-las em suas parábolas e ilustrações; por que sabia de sua missão e significância. As Mulheres estiveram presentes na crucificação, prepararam o corpo de Jesus para o sepultamento, foram as primeiras a chegar ao túmulo na manhã da ressurreição e foram as primeiras a testemunhar a ressurreição. 
 (Autor: Padre Armando Nochetti) 
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 08h00 e 19h00. 

Papa Francisco em sua audiência geral, na sala Paulo VI. Comentou sobre: "as mulheres, "artífices do humano" são colaboradoras do Criador a serviço da vida".
O Pontífice enfatizou a grande contribuição feita na Igreja e na sociedade pelas mulheres leigas e religiosas: seu papel deve ser valorizado e há necessidade de formação, porque onde isso falta, surgem sérias desigualdades e discriminação. Onde elas exercem o seu papel de colaboradoras de Deus para que a vida seja preservada. Todas as esferas, políticas, econômicas, religiosas, e sociais devem contribuir para que a participação das mulheres vem a transformar a sociedade em um mondo mais fraterno e solidário. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000


 

Publicidade

Veja também