Mulheres se destacam no ramo culinário

Empreendedoras do segmento, já tradicionais, ou procurando seu espaço, são destaques no cenário regional; elas demonstram capacidade de gestão e são responsáveis por diversos empregos

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 29/11/2019
Horário 07:45
Marco Vinicius Ropelli: Há 39 anos de mercado, o salgados e doces de Cidinha são conhecido em Prudente
Marco Vinicius Ropelli: Há 39 anos de mercado, o salgados e doces de Cidinha são conhecido em Prudente

Há palavras que nunca surgem solitárias, quando os assuntos são mulheres, culinária, fonte de renda, logo nos lembramos de sucesso e superação. As histórias são assim, costumam demonstrar dificuldades ao longo do caminho, mas terminam sempre em momentos felizes. O Imparcial, embalado pelo sucesso da recém-encerrada novela “A dona do pedaço”, da Rede Globo, decidiu buscar na região aquelas que se destacam no ramo culinário: são muitas! Conversaram e compartilharam sua história com a reportagem três. Cláudia Adriana, confeiteira em Álvares Machado, Taíse, chef de cozinha em Montalvão, e Cidinha, confeiteira de Presidente Prudente.

DE EMPREGADA DOMÉSTICA À CONFEITEIRA RECONHECIDA

Claudia Adriana Santos Costa, 42 anos, desde criança gostava de “mexer com comida”, fazer bolo, doces. “Meus filhos, quando faziam aniversário, eu nunca comprava bolo, eu sempre fazia”, destaca a confeiteira. Ela trabalhava, antes de viver apenas da confeitaria, como empregada doméstica no condomínio João Paulo II em Prudente, e ainda assim, quando voltava para casa, fazia os bolos que recebia encomendas.

“Eu comecei, pouco depois, vender bolos na rua, em uma caixa de isopor, ia com meus filhos bebês no carrinho”, recorda Adriana. Conforme seu trabalho se tornava conhecido na cidade, a coragem de largar as faxinas ia aumentando. Ela confessa que quando deixou de ser doméstica sentiu medo, mas hoje reconhece ter feito a melhor escolha. Durante cerca de 10 anos, Adriana trabalhou em casa, quando percebeu que já era hora de abrir um estabelecimento: criou o “Espaço Gourmet”.

A empresa é familiar, trabalham, além dela, a filha Daiane, o sobrinho e o genro. A confeiteira deseja que seu comércio cresça, ela se inspira na prudentina Mara Cakes que construiu uma grande marca de confeitaria. “Crescer é um sonho, atualmente vivo disso, pretendo expandir”, destaca.

TRADIÇÃO PRUDENTINA HÁ CERCA DE 40 ANOS

Com salgados, doces e bolos famosos em Presidente Prudente, Maria Aparecida Trogillo Tomiazzi, Cidinha, há 39 anos encanta o paladar dos moradores do oeste Paulista. “Comecei vendendo no comércio, fazia salgados grandes, então decidi fazer pequenos, para festa. Com isso comecei a crescer bastante, era sozinha, contratei dois funcionários, cheguei a ter 20 e hoje tenho 12, pois há alguns anos adquiri a maquina de fazer salgados, ela faz três mil por hora”, relata.

A empresa de Cidinha também é familiar, trabalham com ela a filha e o genro, mas ela afirma considerar os funcionários, a maioria com mais de 20 anos de empresa, como parte da família. Ela afirma que continua indo bem, com muitos clientes cativos, mas que não possui pretensões de expansão, está feliz com o que conquistou.

CULINÁRIA ANTENADA AOS NOVOS TEMPOS

A chef Taísa dos Reis Delli Colli conduz junto com seu marido, Paulo, a empresa Soufit, especializada em marmitas Fit, Light, Low Carb (sem carboidrato) e até dietas especificas dentro das possibilidades do cardápio. Antes da Soufit, Taíse possuía uma confeitaria, criada depois dela cursar Gastronomia na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). “Decidi fazer gastronomia incentivada por minha sobrinha. Prestei Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e fui selecionada na terceira chamada. Me encantei com a faculdade, comecei me envolver em Workshops de comida Saudável”, aponta.

Taísa começou com 15 clientes, hoje envia ao freguês cerca de 80 marmitas por dia, sendo 90% dos clientes da área da saúde. “Hoje temos dois entregadores, e depois de finalizar as marmitas vou eu e meu marido entregar também. Como nosso trabalho é diferenciado, a procura é grande”, enfatiza.

A pretensão é crescer. “É o que sustenta a casa”, afirma Taísa, enquanto finaliza as marmitas que em pouco tempo sairão para entrega.

 

Publicidade

Veja também