Multivacinação visa prevenir contra 18 doenças

Visando atualizar a caderneta de saúde das crianças e adolescentes, teve início ontem a Campanha Nacional de Multivacinação

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 12/09/2017
Horário 12:49
José Reis, Leonardo, 4 anos: "Tenho que cuidar da minha saúde"
José Reis, Leonardo, 4 anos: "Tenho que cuidar da minha saúde"

Visando atualizar a caderneta de saúde das crianças e adolescentes, teve início ontem a Campanha Nacional de Multivacinação. Com isso, a estimativa, em Presidente Prudente, é de que 161.614 crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, sejam vacinados até o dia 22 de setembro. Na campanha, 17 tipos de vacinas, já previstas no calendário anual, serão aplicados para a prevenção de 18 doenças, incluindo a meningocócica e o HPV, que passaram a integrar o calendário recentemente.

Além dessas, outros tipos de doenças também serão combatidos, como a tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela e sarampo. Para tanto, Prudente conta com 28 salas de vacinação, divididas entre postos de saúde e ESFs (Estratégias Saúde da Família). A supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, ressalta que é importante que a população busque a sala mais próxima de sua casa, para não sobrecarregar o atendimento da área central.

Segundo Elaine, a meta é estimular a população a imunizar crianças e adolescentes, e, ainda, resgatar aqueles que possuem doses em atraso. A escolha da faixa etária se deu, pois “os pais focam mais em crianças e acham que nessa idade a vacina não é necessária”, alerta Elaine.

 

Conscientização

Para continuar mantendo a carteirinha de vacinação de suas crianças em dia, a secretária Camila Fernanda Rodrigues, 25 anos, levou seu filho de dois meses para tomar as vacinas de rotina. O recém-nascido foi vacinado contra hepatite, polio, tetravalente e rotovalente. Além dele, Camilla também tem outro filho de 5 anos, que estava com todas as doses em dia e não precisou tomar nenhuma dessa vez. "Conscientizar as pessoas é importante e protege as crianças no futuro. A princípio dá dó vaciná-lo por ser tão pequeno, mas é necessário", pontua.

Após receber cartinha informando de uma vacina atrasada desde junho, a administradora Andréia Maria Gouveia, 32 anos, que não sabia da campanha, levou o filho para receber a dose. Ela conta que acabou deixando passar a vacina, por não consultar a carteirinha do filho com frequência. Contudo, com apenas 4 anos, o pequeno Leonardo Gouveia Moura, estava animado para ser imunizado, devido à importância para sua saúde. "Minha mãe me disse que vou tomar vacina. Sou forte e não vou chorar, porque tenho que me cuidar", declara.

A estudante Débora Gomes, 30 anos, aproveitou a ida ao posto para também atualizar a carteirinha da filha Maria Vitória Gomes Amaral, 10 anos, que estava atrasada há alguns dias. Para a mãe, essas campanhas são importantes para manter a saúde da criança em dia, ajudando a por em ordem as carteirinhas dos filhos. Esse pensamento é compartilhado com a filha, que tomou duas doses, sendo uma contra HPV e a outra contra gripe, mas não reclamou. "Dói na hora da picada, mas previne doenças no futuro", complementa.

 

SAIBA MAIS

Para aqueles que não puderem participar da campanha em dias de semana, no sábado, dia 16 de setembro, haverá o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional. O plantão ocorrerá das 8h às 17h, em todas as salas de vacina de Prudente. Para tomar a vacina, basta comparecer ao posto mais próximo de sua residência, munido da carteira de vacinação da criança e documentos pessoais.

Publicidade

Veja também