Munícipes pleiteiam atendimento de saúde mais próximo

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 19/11/2017
Horário 10:59

Situado próximo ao Parque Shopping Prudente e ao centro de Presidente Prudente, abrigando ainda a CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) e a Escola Estadual Monsenhor Sarrion, a boa localização da Vila Paulo Roberto agrada os moradores. No entanto, apesar de todas estas facilidades, eles reclamam da falta de atendimento de saúde no bairro, tendo que utilizar a UBS (Unidade Básica de Saúde) do vizinho Jardim Santana, e a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Ana Jacinta, que é distante da zona leste, onde se localiza a vila.

Com mercado, shopping e escola próximos de sua residência, Michele Cristina Gonçalves, 30 anos, não pensa em se mudar. O único serviço que a dona de casa sente falta é o atendimento de saúde no bairro. Relata que, quando ocorre alguma emergência, precisa se deslocar até a UPA do Ana Jacinta. “Tem que ter um ponto de saúde mais perto. Tenho quatro filhos pequenos, se um deles se machucar, já era. Atravessar a cidade é inviável”, considera.

Outra que não pensar em sair do bairro é a aposentada Maria Anita de Souza Santos, 71 anos, pois enxerga o local com “muitas coisas boas”. Entre elas aponta os mercados, a igreja e a escola, onde o neto estuda e pode ir à sua casa na parte da tarde. “Se eu pudesse nunca iria me mudar”, declara.

A tranquilidade do bairro é o que fez a operadora de caixa, Rosangela Rodrigues da Silva, 38 anos, residir no bairro há mais de 20 anos. Além disso, o mercado duas ruas de cima da sua casa e a possibilidade de ir a pé ao centro da cidade trazem facilidades para a sua vida. Em contrapartida, a moradora reclama da demora em agendar um especialista na UBS do bairro vizinho. Relata que já precisou deste tipo de atendimento e teve que aguarda quase 4 anos por uma vaga com o neurologista. “O atendimento é bom, mas o problema é a demora em marcar. Pensei que nem fosse ser atendida mais”, expõe.

 

Posicionamento

A respeito dos questionamentos na área de saúde, a administração pública se manifestou por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), dizendo que a UBS do Jardim Santana funciona como pronto-atendimento no período noturno, fins de semana e feriados. O mesmo atendimento que ocorre com as unidade do Cohab e Jardim Guanabara. Acrescenta que, para atendimentos durante o dia, além da UPA do Ana Jacinta, a população também contará com os serviços da UPA na zona norte, que tem previsão de atender cerca de 300 pacientes por dia, incluindo os moradores do bairro em questão.

Contudo, a nova unidade citada, localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, ainda não tem previsão de inauguração. A Secom informa que o prédio está pronto, mas a Prefeitura aguarda a conclusão do processo licitatório de aquisição dos equipamentos, que são mais de 1 mil materiais diferentes, e contratação dos profissionais.

Sobre a demora nos agendamentos, a pasta informa que as UBSs não dispõem de especialidades, pois estas são de competência do Estado. “O paciente passa por médico generalista na UBS e, ao ser constatada a necessidade de uma consulta com especialista, é encaminhada ao serviço de referência (AME [Ambulatório de Especialidades Médicas] ou HR [Hospital Regional Doutor Domingos Leonbardo Cerávolo])”, explica. No entanto, o encaminhamento ocorre de acordo com a quantidade de vagas ofertadas pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) para aquela especialidade, que, em alguns casos, a demanda acaba sendo maior do que as vagas disponíveis, gerando as filas de espera. 

                                                                                                         

Publicidade

Veja também