Município readequará vias para implantar ciclovias

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 31/07/2015
Horário 10:50
 

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos de Presidente Prudente, Rodnei Rena Rodrigues, diversas adequações serão realizadas em vias de Presidente Prudente para que as mesmas possam receber as ciclovias. Vias serão alargadas, redivididas, acessos serão criados, dispositivos serão adequados e contornos serão modificados. Segundo ele, a necessidade de repensar a estrutura viária da cidade se deu pela mesma beneficiar apenas os veículos automotores, sem se preocupar com o ciclista e o pedestre. Outras mudanças poderão ser promovidas, conforme necessidade, neste período de implantação das ciclovias.

A ciclovia que ligará a Avenida César Campos, na entrada do Parque Jabaquara, ao km 7 da Rodovia Raimundo Maiolini, por exemplo, começou a ser demarcada e a receber dispositivos segregadores de ambos os lados para evitar a invasão de carros nesta semana e deve ser finalizada entre 30 e 60 dias. Lá, diversas modificações serão necessárias, como a retirada de canteiros centrais para a continuidade da ciclovia - que se localiza no centro da avenida – redivisão das pistas, alargamento da rodovia, implantação de lombadas e mudança nos retornos.

Neste trecho da ciclovia, do Brasil Novo à rodovia, a extensão será de 4.948 m por 3 m de largura; já do Jardim Novo Bongiovani ao Parque dos Pinheiros, a extensão será de 3.510 m e 3 m de largura, e a rodovia do Jardim das Rosas ao Ana Jacinta terá 4.102 km de extensão e também 3 m de largura. Juntas, elas somam 37.682 m². Os projetos, de acordo com Rena, seguem na CEF (Caixa Econômica Federal) para liberação da verba conforme as medições.

Segundo o titular da Sosp, inicialmente, apenas a ciclovia do Brasil Novo será implantada no meio da avenida, de modo que as demais estão previstas para ficarem após a calçada, para não interferir no tráfego da via, passagens de ônibus e estacionamentos de carros. "Na César Campos foi necessário colocá-la no centro por termos uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais em ambos os lados, que seriam prejudicados, caso a ciclovia fosse nas laterais, e não havia espaço para coloca-las após a calçada", explica.

O secretário arremata dizendo que adequações na estrutura viária estão sendo promovidas justamente para manter a segurança do ciclista, sem prejudicar o comércio local e o tráfego de carros. "Agora, pedimos paciência à população, para que espere pela finalização dos trabalhos, pois muitas mudanças serão promovidas, para melhor", observa.

 

População


O aposentado Francisco Fernandes, 67, que mora nas proximidades da ciclovia do Brasil Novo, pontua que gostou de sua implantação e que acha necessário um espaço para o ciclista. "Não acho que atrapalhará o trânsito, pois mesmo com a ciclovia há espaço suficiente para dois carros de cada lado da avenida", pontua.  No entanto, para outro morador, Sebastião César de Paula, 77, apenas a implantação dos separadores não será suficiente para garantir o bem-estar de quem anda pela ciclovia, ficando o ciclista à mercê da prudência dos motoristas dos veículos.

O comerciante Aparecido Mendes, 60, por sua vez, lembra ainda sobre o futuro crescimento populacional nas proximidades, com a criação de residenciais naquela área. "Acho que o trânsito será bem prejudicado aqui com esse aumento futuro no fluxo de carros", considera.

Em uma rede social, o assunto também repercutiu e vários munícipes de Prudente questionavam a implantação da ciclovia no centro da Avenida César Campos. Conforme Éderson Júnior, no local, os motoristas disputam espaços com ciclistas e pedestres em um trecho da rodovia totalmente estreito e esburacado. Luana Araújo acrescenta que a via é perigosa, pois os carros ultrapassam uns aos outros cortando a pista na contramão. "Coitado do ciclista que achar que está seguro aí", expõe. Filomena Fattori, em seu turno, sugere a colocação de grades de proteção de cada lado da ciclovia, prezando pela segurança do ciclista.

 

SAIBA MAIS

MOBILIDADE URBANA

As obras das ciclovias integram o Projeto de Mobilidade Urbana, com recursos de R$ 5 milhões do PAC (Programa de Aceleramento do Crescimento) 2, para a construção de 15 km de ciclovias, que seguirão das imediações do Jardim Santana acompanhando toda linha férrea de Prudente. O projeto de mobilidade prevê ainda a construção de quatro terminais urbanos, distribuídos nas zonas norte, sul, leste e oeste, quatro ciclovias, 270 abrigos (pontos) de ônibus, 28 km de calçadas com acessibilidade, 25 km de recapeamento de vias municipais, 14 km de asfalto em novas avenidas, entre outras ações. O investimento total é de R$ 35 milhões, sendo R$ 31,5 milhões de recursos federais e R$ 3,5 milhões de contrapartida do município.

 

CICLOVIA DA JK


Em fevereiro deste ano, a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Jardim Maracanã e o Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, começou a receber os preparos para a obra da ciclovia, prevista no projeto de Mobilidade Urbana. Algumas partes chegaram a ser concretadas, mas, de acordo com Rodnei Rena Rodrigues, titular da Sosp, o trabalho deverá ser refeito, pois a ciclovia deverá ser após a calçada, e não lateralizando a via. Os trabalhos deverão ser retomados em 30 dias, conforme o secretário.

 
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