Municípios ainda registram falta de vacinas

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 06/05/2016
Horário 09:27
Quase uma semana após o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, alguns municípios da região de Presidente Prudente ainda permanecem com seus estoques de vacinas zerados. É o caso de cidades como Álvares Machado, Taciba e Teodoro Sampaio, que tiveram que suspender seus mutirões em virtude da escassez na quantidade de doses. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o problema está no Ministério da Saúde, que não estaria encaminhando "novas remessas, que totalizem o quantitativo necessário". Segundo o órgão, isso só deve ocorrer a partir do dia 13 de maio.

Jornal O Imparcial Campanha teve início sábado e segue até 20 de maio

Conforme a pasta estadual, "as doses de vacina contra gripe recebidas pela secretaria não seriam suficientes para atender a alta demanda dos municípios do interior do Estado durante o Dia D", realizado no sábado, de maneira simultânea em todo o país. O órgão explica ainda que durante a semana passada teria requisitado novas doses ao Ministério da Saúde, entretanto, teria recebido remessas de doses apenas na sexta-feira e na tarde de ontem, "o que prejudicou a logística de distribuição aos municípios paulistas", afirma a pasta.

O produto está esgotado em pelo menos cinco cidades da região. Em Álvares Machado, o secretário de Saúde do município, Maurício Campos, diz que a cidade recebeu 4 mil doses desde sexta-feira, em duas remessas. Ainda assim, o montante não foi suficiente para absorver a demanda de 5.487 e as últimas 200 doses se esgotaram na tarde de ontem.

Em Teodoro Sampaio, o cenário é semelhante. Segundo a enfermeira Marcia Cristina Santos Vieira Cruz, o município recebeu 3 mil doses, sendo 1,4 mil na sexta-feira, que se esgotaram no sábado por volta das 10h30, e 1,6 mil na terça-feira, que zeraram na tarde de ontem. "Estamos aguardando novas remessas, mas não sabemos quando isso deve acontecer. A esperança é que cheguem na segunda-feira", relata a secretária.

 

Fase de espera


Além de Álvares Machado e Teodoro Sampaio, ao menos Caiuá, Estrela do Norte e Taciba aguardam pela oferta de vacinas do governo. Enquanto isso, recentemente outra possível morte por suspeita da gripe A (H1N1) começou a ser investigada pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Anastácio. Conforme noticiado por este veículo, trata-se de uma mulher, 49 anos, que estava sendo tratada na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, aonde veio a falecer na segunda-feira. O atestado de óbito apontou as possíveis causas da morte, entre elas, o choque séptico, sepsis, pneumonia e Influenza A.

Este foi o segundo caso suspeito no município em menos de dois meses, visto que, no dia 28 de abril, um falecimento recebeu confirmação em consequência do vírus. Apesar da possibilidade, a circunstância só será identificada após o exame do IAL (Instituto Adolfo Lutz). Além de Santo Anastácio, em Prudente já são três casos confirmados da doença, conforme a responsável pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal),  Vânia Maria Alves Silva. Já Adamantina foi o primeiro município regional a confirmar um óbito em decorrência do vírus neste ano, no mês de abril.

 

Cronograma


Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação teve início no sábado e segue até 20 de maio. A vacina protege contra três subtipos de vírus (A , A e Influenza B) e, nesta primeira etapa estão sendo vacinadas pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional. Já as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis devem receber a dose a partir do dia 9 de maio.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, até anteontem, São Paulo havia recebido o equivalente a 82%, ou seja, 10.498.816 das 12,7 milhões de doses da vacina necessárias para a imunização do público-alvo da campanha. Por sua vez, o Ministério da Saúde não se posicionou com relação aos fatos.
Publicidade

Veja também