Municípios comemoram e apontam melhorias

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 30/09/2016
Horário 09:48

 


Bem colocadas no ranking das 100 cidades com melhor Ibeu-Municipal (Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros), algumas cidades pontuam os motivos pelos quais acreditam ter alcançado sucesso na avaliação. No levantamento, o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Observatório das Metrópoles pesquisou dados de 5.565 cidades brasileiras. Entre os municípios que alcançaram destaque está Osvaldo Cruz, na 21ª colocação nacional.

"O sucesso está baseado em planejamento urbano e uma gestão responsável. Investimentos em infraestrutura urbana, como redes coletora e de tratamento de água e esgoto, Plano Diretor para expansão urbana ordenada, equipamentos de saúde, educacionais e de promoção social, transporte urbano, reordenamento do trânsito e investimento em geração de emprego, renda e incentivo ao empreendedorismo", elenca a Assessoria de Imprensa do Executivo de Osvaldo Cruz.

Jornal O Imparcial Para Prefeitura, investimentos que impulsionaram Prudente ocorreram em diversos setores

O município ainda aponta que a implantação de sete PSFs (Postos de Saúde da Família) nas mais variadas regiões da cidade, bem como do sistema de ensino em tempo integral, renovação da frota de veículos para serviços públicos e de transporte urbano e de alunos, cursos de capacitação profissional de acordo com as demandas de vagas no mercado de trabalho, fomento à fixação do homem no campo com incentivos ao plantio de café, parcerias com entidades do comércio para fomento da economia local e investimentos em parcerias com as esferas estadual e federal também tenham impulsionado a boa colocação.

"O prêmio representa uma parceria entre as ações do poder público e a resposta da população, que soube preencher as oportunidades criadas. Também ao meio empresarial, que acreditou e investiu no município mesmo em tempos de crise nacional. O reflexo certamente passa pelo esforço conjunto de todos estes entes envolvidos", destaca a assessoria.

 

Dracena


Em Dracena, a Prefeitura considera a 27ª colocação no ranking nacional como resultado do trabalho e dos investimentos realizados em infraestrutura, acessibilidade, educação, entre outros setores. "A cidade tem conquistado expressiva pontuação no ranking do programa estadual Município Verde Azul nos últimos anos, o que significa dizer que investimentos têm sido feitos em saneamento básico, coleta seletiva e outras diretivas avaliadas pelo programa", justifica a assessoria.

Salienta que, nos últimos anos, o Executivo executou um plano de acessibilidade e segurança em ruas e avenidas, que priorizou a instalação de guarda-corpos nas esquinas "para direcionar o pedestre a atravessar a rua, evitando o extremo das esquinas, garantindo assim a segurança de pedestres, cadeirantes e motoristas", bem como pintura de faixas de segurança e adequação de rampas. "O município também investiu em educação, tanto na parte de infraestrutura, como reformas, ampliações, instalação de aparelhos de ar-condicionado e lousas de vidro, quanto na qualificação, com pagamento do piso para os professores, cursos, realizações de projetos e campeonatos", completa.

 

Presidente Prudente


Com o 49º lugar da lista, Presidente Prudente expõe que os investimentos que impulsionaram a cidade no ranking foram feitos em áreas vitais de uma cidade, como educação, com o Programa de Educação Integral Cidadescola e construção de 18 novas creches; na saúde, com a construção de novas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e ESF (Estratégia de Saúde da Família); quatro novas Praças da Juventude; recapeamento de 90℅ da cidade; instalação de 135 academias da terceira idade; entre outros. "A tendência é melhorar ainda mais com a finalização do lixão em pleno andamento e um transporte coletivo ágil e racional a ser implantado com o Plano de Transporte Coletivo já em vigor", discorre a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

 
Publicidade

Veja também