Municípios da região mantêm empréstimo de cadeiras anfíbias

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 02/02/2017
Horário 09:25
 

Seja em piscina, mar ou rio, entrar na água é um grande prazer para quem deseja espantar o calor neste verão. Desde 2010, o Programa Praia Acessível, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, garante que pessoas com deficiência também tenham a oportunidade de se refrescar. Desta forma, com o objetivo de oferecer dignidade e segurança a elas, a pasta forneceu para diferentes cidades do Estado as cadeiras anfíbias, dispositivos feitos com material especial que facilita a locomoção na areia e não afunda na água. Na região, foram contemplados com os equipamentos os municípios de Panorama, Presidente Epitácio, Rosana, Teodoro Sampaio, Martinópolis e, somente no ano passado, Presidente Prudente. Sete anos após a implantação, a reportagem entrou em contato com as prefeituras beneficiadas, a fim de saber se o programa ainda está em vigor. Entre as ouvidas, todas mantêm o empréstimo das cadeiras.

Jornal O Imparcial Além de cadeira, Panorama também oferece guarda-vida

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Martinópolis, a cidade foi contemplada com oito cadeiras anfíbias, no entanto, embora o programa tenha sido lançado em 2010, só foi inaugurado oficialmente no município na gestão passada, no dia 6 de dezembro de 2015. Na ocasião, duas pessoas utilizaram a cadeira na Represa Laranja Doce. Segundo o canal, atualmente duas cadeiras são ofertadas no balneário, na base do Corpo de Bombeiros, para uso das pessoas com deficiências. Apesar da disponibilidade, o departamento relata que a procura é pequena. "Contabilizamos quatro empréstimos desde a implantação. Logo, não é necessária a reserva do equipamento", explica. Para o diretor de Cultura e Turismo de Martinópolis, André Luís Naufal, mesmo ainda pouco difundido, o programa é de "fundamental importância" para a cidade, "visto que oferece maior possibilidade de inclusão e disponibilidade para as pessoas com deficiência e ainda torna acessível nosso importante atrativo turístico, a Represa Laranja Doce".

Presidente Epitácio, por sua vez, foi beneficiada com 16 cadeiras anfíbias, sendo que 14 foram destinadas para a praia do Parque O Figueiral e uma para a orla, enquanto outra está quebrada e encontra-se em manutenção. Conforme o secretário municipal de Turismo e Cultura, Frank Celestino de Oliveira, os equipamentos podem ser utilizados diariamente e não requerem agendamento prévio. Quanto ao uso, ele afirma que é sazonal. "Há dias em que ocorre um único empréstimo, enquanto nas férias aparecem mais pessoas interessadas. Independente disso, é um programa fantástico que oportuniza que pessoas com deficiência tenham acesso ao rio sem diferenciação", avalia.

 

Outras cidades


Já Teodoro Sampaio, conforme informações da diretora de Gabinete da Prefeitura, Francielli Aparecida Conti Silva, conta com dez cadeiras, contudo, não há procura das pessoas com deficiência para utilização. "Se houver interesse, deverão procurar a Divisão da Pessoa com Deficiência, localizada no Paço Municipal, na Praça Antonio Evangelista da Silva, 1.544", orienta.

Para o município de Panorama, também foram concedidas dez cadeiras, salienta a secretária de Turismo, Ana Paula Contim. Segundo ela, todas possuem guarda-sol e podem ser retiradas na portaria do Balneário Municipal. "Temos um acesso para descer com a cadeira e, a todo momento, há a ajuda dos guarda-vidas. Os equipamentos são bastante utilizados e, embora também procurados no fim de semana, notamos que os usuários preferem vir ao longo da semana", denota. Para ela, o programa é "de grande valor" para o município. "A pessoa que utiliza a cadeira vê que tem acessibilidade para ela e se sente bem recebida. Agora, ela não vai entrar na água se arrastando, mas sentada em um equipamento digno. A felicidade fica estampada no rosto da pessoa", explana.

Já Presidente Prudente não compunha o programa quando este foi lançado, no entanto, desde março de 2016 conta com duas cadeiras, que são utilizadas por pessoas com deficiência que visitam o Balneário da Amizade. A reportagem também tentou estabelecer contato com a Prefeitura de Rosana para a solicitação das informações, no entanto, não obteve retorno.

 
Publicidade

Veja também