Museu de Prudente ganha nova pintura e abrigará vagão de trem

Atualmente em exposição no IBC Centro de Eventos, carro será transferido para novo local, onde será criada um área de convivência ao redor dele

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/05/2020
Horário 15:43
Marcos Sanches/Secom - Por se tratar de patrimônio histórico do município, pintura obrigatoriamente tem de seguir as cores originais do projeto
Marcos Sanches/Secom - Por se tratar de patrimônio histórico do município, pintura obrigatoriamente tem de seguir as cores originais do projeto

Em Presidente Prudente, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto está passando por um processo de revitalização. Por se tratar de um prédio tombado como patrimônio histórico do município, a pintura obrigatoriamente tem de seguir as cores originais do projeto.

Em visita ao local, juntamente ao secretário de Cultura, Paulo Sanches, a responsável pelo museu, Valentina Flores, e ao diretor de Acervo Histórico, Rogério Lourenço, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) definiu o espaço em que será alocado o vagão de trem, que atualmente está no IBC Centro de Eventos.

Segundo o secretário de Cultura, o vagão será chamado de "Estação Museu". Assim, a ideia é que ele seja tombado como patrimônio histórico, para que faça parte do acervo do órgão, e seja ainda a recepção do Museu e Arquivo Histórico, incluindo a criação de uma área de convivência ao entorno do mesmo. "A intenção em instalar o vagão no museu é até mesmo para ampliar o número de atendimentos no espaço".

Além disso, conforme Valentina, o objetivo é que o vagão, que atualmente está sem uso, seja utilizado para realização de cursos já existentes no museu, como fotografia, violão, entre outros, bem como possa ser disponibilizado às entidades para palestras e outros cursos. "Iremos colocar um multimídia também para transmitir a história da cidade e da estação de trem para as pessoas que visitam o museu", acrescenta.

O secretário conta também que nos próximos dias será iniciado o trabalho de jardinagem e paisagismo em toda área externa, incluindo a organização de um espaço para piquenique e outras recreações, e que, anexo ao museu, já com materiais existentes, será construído um cômodo para que sejam guardados produtos de limpeza, entre outros, para que seja pleiteado o Selo do Cadastro Estadual de Museu.

Conforme Sanches, ainda em relação às adequações, a Secretaria da Cultura atua para reativar o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) de Prudente, que está há alguns anos sem eleição para escolha da diretoria. "A secretaria segue enviando ofícios às instituições para que indiquem membros e possamos legalizar o Condephaat".

O secretário de Cultura lembra que o governo municipal tem um projeto arquitetônico de ampliação do Museu e Arquivo Histórico. Para viabilizar o mesmo, que é orçado em cerca de R$ 5 milhões, Sanches diz que o município segue em busca de recursos junto a programas de incentivo à cultura e turismo e às esferas responsáveis, bem como através de parlamentares. 

Publicidade

Veja também