Museu: espaço de conhecimento e memórias

EDITORIAL -

Data 22/09/2023
Horário 04:15

Os museus são de extrema importância histórica para a comunidade de uma forma geral. Eles asseguram a preservação e conservação da herança cultural e natural de uma localidade, servem de foco cultural e de centro de pesquisa. “É uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a cultura”.
São muitos os benefícios e funções deste local que abriga a história e tantas memórias. A sua conservação deve ser prioridade e, claro, abastecer o espaço com novas histórias através de peças, fotografias, entre outros. Tendo em vista esta prioridade, sua conservação e cuidado, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, passou por um processo de reforma e modernização que garantiu novos ambientes, com características de grandes museus, como climatização das luzes e reposicionamento dos objetos, entre outras melhorias. 
Com as mudanças, têm aumentado de forma significativa a procura por visitas escolares, que devem ser feitas com agendamento prévio. Como noticiado neste diário, a unidade tem recebido por dia uma média de 80 visitas com os agendamentos, totalizando cerca de 400 por semana. A reforma ampliou em mais de 50% o número de visitantes, em especial de agendamentos escolares, para conhecer as novas instalações.
Algo, realmente, muito positivo. Além dessa melhoria no local, o interesse das pessoas tem aumentado. É fundamental que a história da comunidade, no caso Presidente Prudente, seja preservada, mas também, difundida para todos. Precisamos saber o que aconteceu por aqui, as datas marcantes, fatos históricos. Tudo isso faz parte do nosso desenvolvimento como cidadão e ser humano.
 

Publicidade

Veja também