Mutirão de combate à dengue visita zona leste

Trabalhos ontem contaram com a participação de mais de 130 funcionários do município; VEM pede apoio dos moradores

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 05/02/2017
Horário 07:39


A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) promoveu ontem a 5ª edição do mutirão de combate à dengue, desta vez na área 4 de Presidente Prudente. Sendo assim, segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), foram abrangidos os bairros da zona leste: jardins Brasília, Planalto, Santana, São Bento, Santa Mônica, Cambuci e Paraíso, além da Vila Aurélio e do Parque José Rotta. Os trabalhos contaram com a participação de mais de 130 funcionários do município.

Jornal O Imparcial Ontem, funcionários vistoriaram bairros na área 4 da cidade

Na terça-feira, como noticiado neste diário, a VEM confirmou o primeiro caso positivo de dengue em 2017. A pessoa que contraiu a doença mora no Jardim Eldorado, na zona norte da cidade. Na mesma data, o Executivo divulgou o novo IB (Índice de Breteau), que define a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti em fase de desenvolvimento, o qual foi marcado em 3,1, índice que coloca o município em situação de "alerta" para a doença.

A coordenadora da VEM, Elaine Bertacco, explica que todas as ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti estão sendo tomadas, como vistorias diárias dos agentes de saúde nos imóveis e os mutirões de combate à dengue, realizados aos sábados. No entanto, ressalta que o apoio da população é imprescindível para conter o avanço do mosquito.

Quanto ao IB, a Secom esclarece que, conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), índice menor que 1 é considerado "tolerável", de 1 a 3,9 é "situação de alerta" e superior a 4 é "risco de surto". Já em relação ao IIP (Índice de Infestação Predial), também divulgado na terça-feira, foi constatado em 2,4.

 
Publicidade

Veja também