Mutirão de Gastro oferece atendimentos gratuitos neste sábado em Prudente

Iniciativa é voltada à prevenção e diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais; serviço ocorrerá no Centro Municipal de Especialidades, em frente ao HR

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/05/2023
Horário 15:55
Foto: Unoeste
Atendimentos ocorrerão no Centro Municipal de Especialidades neste sábado
Atendimentos ocorrerão no Centro Municipal de Especialidades neste sábado

Em Presidente Prudente, ocorre neste sábado, das 7h30 às 12h, o "Mutirão de Gastro", uma iniciativa para a prevenção e diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais. O serviço aberto para toda a população será realizado no Centro Municipal de Especialidades, localizado no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, em frente ao pronto-socorro do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

A ação uma parceria entre a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a Prefeitura. Na ocasião, serão ofertados gratuitamente atendimentos com especialista, além de solicitação de exames laboratoriais e de imagens. A previsão é de que sejam realizados mais de 100 atendimentos. Para participar do mutirão, basta comparecer com um documento pessoal.

A iniciativa é alusiva ao Maio Roxo, campanha dedicada ao alerta sobre doenças inflamatórias intestinais. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao MEC (Ministério da Educação), diarreia crônica, urgência para evacuar, cólica abdominal e emagrecimento são alguns sintomas relacionados aos distúrbios envolvendo o trato gastrointestinal e cuja incidência cresce a cada ano.

Dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) mostram que essas doenças afetam mais de cinco milhões de pessoas no mundo e, no Brasil, são cerca de 100 diagnósticos para cada 100 mil habitantes. Nesse sentido, o objetivo da campanha é aumentar o debate público em torno do problema e sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto para melhoria da qualidade de vida dos pacientes, já que na maioria dos casos não há cura.

A SBCP destaca que as mais comuns são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Elas se caracterizam pela inflamação de diferentes segmentos do trato gastrointestinal, principalmente nos intestinos. São mais frequentes em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos) e sua causa está relacionada a fatores diversos, como genéticos, imunológicos, ambientais, alimentares e alteração da flora intestinal (disbiose intestinal). O histórico familiar em parentes de primeiro grau aumenta levemente o risco de desenvolvimento das doenças. Já o tabagismo é comprovadamente fator de risco para agravamento da doença de Crohn.

A entidade aponta que, para confirmar o diagnóstico, o especialista analisa a história clínica e solicita exames laboratoriais, endoscópicos (endoscopia digestiva alta e colonoscopia) com biópsias, além de exames radiológicos (tomografia ou ressonância magnética com foco no intestino). "Apesar de não haver cura, seu tratamento adequado permite que o paciente alcance a remissão clínica, ou seja, o controle do processo inflamatório e dos sintomas", pontua a SBCP.

Publicidade

Veja também