Mutirão do Lixo Eletrônico 

GRAZIELA FERNANDES

Morador de Pirapozinho prepara o descarte de uma televisão no mutirão do último dia 16 

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 23/07/2022
Horário 08:12
Foto: Claudinei Grandizoli

A iniciativa é da Divisão Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pirapozinho e busca reduzir o descarte incorreto do lixo eletrônico, além de fazer a destinação adequada destes materiais. 
Este é o segundo sábado consecutivo da ação que começa às 9h e segue até ao meio-dia na Praça Manoel Marques Silva, no centro da cidade. Serão recolhidos computadores, impressoras, telefones celulares, mouses, escâneres, webcams, tablets, cartuchos, televisores, notebooks, eletrodomésticos, micro-ondas, entre outros.
A entrega voluntária pode ser feita no sistema drive-thru. 

O meio ambiente agradece
É uma excelente iniciativa para reduzir o descarte inadequado. E basta uma caminhada pela cidade que encontramos este tipo de material em local inapropriado. Na Rua Miguel Omar Barreto, quase na esquina com a Rua Petronilho Azevedo de Brito, no Parque Alvorada, flagramos um aparelho de televisão antigo aos pedaços descartado num terreno baldio.
Há poucos dias, encontramos lâmpadas fluorescentes numa área arborizada nas proximidades do Fórum de Pirapozinho, no Residencial Porto Seguro. 
Então, ainda dá tempo de fazer uma limpeza e levar o lixo eletrônico para descartar corretamente.

Casas Populares
Durante a cerimônia histórica no Pontal, o prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani, ressaltou a licitação de obras do conjunto de casas populares da cidade. “São oito anos de espera, a gente agradece o apoio em ajudar o povo de Pirapozinho”, disse o prefeito.
O governador retribuiu dizendo que: “A gente sabe que é um sonho antigo que estamos tirando do papel. Então Pirapozinho, pode contar conosco! E logo, logo começam [a construir] as casas”.

AI da Prefeitura de Pirapozinho

Governador Rodrigo Garcia e o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani no Rancho Quarto Milha de Presidente Prudente

Histórico para o Pontal do Paranapanema
Sem dúvida, marcou a semana a promulgação da lei que permite a regularização fundiária de terras consideradas devolutas. 
O governador Rodrigo Garcia chamou de “lei da paz no campo” e enfatizou o importante momento para a região. “Momento histórico da regularização de terras no Pontal do Paranapanema”, disse durante a cerimônia realizada no Rancho Quarto de Milha.

Sobre a lei
O texto autoriza o governo paulista, por intermédio da Secretaria da Fazenda do Estado, a implantar a regularização fundiária de terras públicas já ocupadas acima de 15 módulos (que variam, em hectares, de acordo com cada município).

Fase de finalização
A obra da pista de skate foi instalada no bairro Vantini, em Pirapozinho. Durante uma visita ao local, o prefeito, Lucas Padovan dos Santos Pavani ressaltou a importância deste esporte. “É o esporte que mais cresce no Brasil e no mundo”.

Claudinei Grandizoli

Pista de Skate do bairro Vantini

Outras obras
Passam por reformas a Estratégia de Saúde da Família Adevar Cunha e a Emei Estela Pantaroto Matias, ambas instalações do bairro Vila Santa Rosa. A ESF do Santa Rosa está fechada e o atendimento aos moradores foi transferido para o Centro Comunitário do bairro até a conclusão das obras.

Obra em Sandovalina
Foram iniciadas as obras dos muros do Recinto de Rodeios Carlos Padovan. Muros, banheiros para portadores de necessidades especiais e calçadas de passeio serão construídos.
De acordo com o Executivo da cidade, todo o recinto passará por reestruturação.

Inscrições abertas
Seguem até o dia 27 de julho, as inscrições para Oficinas Culturais do Projeto Ponto de Cultura Piração. Serão disponíveis aulas de Break Dance, Graffitti, DJ, Violão, Percussão e Bateria, Canto e Flauta, Zumba e Capoterapia. 
Os interessados, tanto quem já é aluno como os novos, devem fazer sua inscrição no Centro Cultural Rosa Vantini, que fica na Rua Oleil Maturana Pinto, 180, Jardim das Flores, em Pirapozinho.

Do crime para a cidadania
Já são várias as entidades contempladas com a doação de veículos que estavam a serviço do crime e agora, passam a servir a cidadania de Pirapozinho e das cidades de nossa microrregião. 
O delegado Rafael Galvão entregou mais dois veículos fruto de sequestro judicial em operação desencadeada pela Delegacia de Pirapozinho na capital paulista. Um dos veículos, um Volkswagen Nivus, foi entregue à Prefeitura e um SW4 ao Sindicato de Servidores Públicos Municipais.

Cedida

O delegado de Polícia de Pirapozinho, Rafael Galvão, entrega o veículo ao presidente do Sindicado dos Servidores Municipais, Nelio Braghin 


 

Publicidade

Veja também