Mutirão oferece serviços voltados à saúde da mulher neste sábado

Entre ações disponíveis no ambulatório da Unoeste, estão exames de Papanicolau, consultas gratuitas com ginecologistas e limpeza de pele

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2021
Horário 16:20
Foto: Ector Gervasoni
Mutirão será realizado no Ambulatório Médico da universidade, ao lado do HR
Mutirão será realizado no Ambulatório Médico da universidade, ao lado do HR

Com o intuito de contribuir com a sociedade e auxiliar na prevenção do câncer de mama, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, realiza neste sábado, das 8h às 16h, o Mutirão de Saúde da Mulher. As atividades serão no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da universidade, com atendimentos e orientações para as funcionárias da Unoeste e moradoras de Prudente.

Entre os serviços disponíveis, estão exames de Papanicolau, consultas gratuitas com ginecologistas e limpeza de pele, além de orientações de cuidados femininos. Para participar, basta comparecer ao local.

A ideia central das ações do Outubro Rosa é, basicamente, alertar as mulheres sobre os cuidados que devem ser tomados. Para o médico e professor da Unoeste, o mastologista Fernando Valejo, este mês significa prevenção. “É um mês para as mulheres entenderem a importância da prevenção a esse tipo de câncer, pois isso permite o diagnóstico mais precoce. Além disso, pacientes diagnosticadas mais cedo têm mais chances de um tratamento conservador e de cura. Esse é o principal meio de combate aos sintomas dessa doença que mais atinge as mulheres”, explica.

Conforme o mastologista, é essencial que a mulher saiba realizar o autoexame, mas isto não anula a necessidade do exame de mamografia. “Todas elas, acima dos 40 anos, devem realizar anualmente esse procedimento e pedir para que o seu médico faça a avaliação do resultado. É preciso entender que a mamografia é o único exame capaz e comprovadamente eficaz na prevenção do câncer de mama”, pontua o médico, explicando que o exame pode ser feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou por convênios médicos.

Alerta e prevenção

Em uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil existe a possibilidade de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos; ou também pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outros dados ainda divulgados pelo instituto mostram que cerca de 13% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com mudanças nos hábitos. Para diminuir esse índice, a campanha Outubro Rosa 2021 apresenta alguns pontos de prevenção:

- Pratique atividade física;

- Mantenha o peso corporal;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Não fume;

- Para as mamães: amamentar seu bebê é um dos fatores de proteção.

Publicidade

Veja também