Mutirão visa recolher 80 t de lixo eletrônico

Evento será realizado neste sábado, no Parque do Povo e no Ana Jacinta; 6ª-feira, equipes recolherão itens nos distritos

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 09/06/2015
Horário 08:38
 

 

Com o objetivo de proporcionar um local correto para o descarte do lixo eletrônico, a Prefeitura de Presidente Prudente, por intermédio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), realiza a 8ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico. A expectativa, conforme o titular da pasta, Rogério Marcus Alessi, é recolher cerca de 80 toneladas de materiais eletrônicos – o que representa seis caminhões cheios – seguindo o retrospecto dos anos anteriores. Da sua primeira edição, realizada em 2009, o evento já recebeu 400 toneladas de objetos, entre televisores, aparelhos de som, pilhas, celulares, computadores e outros componentes e equipamentos eletrônicos. A ação ocorre neste sábado, das 8h às 16h, no Parque do Povo, ao lado do quiosque de wi-fi.

O secretário pontua que além da coleta no Parque do Povo, outras duas serão realizadas: uma na sexta-feira, onde os voluntários e representantes da prefeitura vão percorrer os quatro distritos de Prudente para receber os objetos (das 8h às 9h em Emilianópolis; das 9h às 10h em Eneida; das 10h às 11h em Floresta do Sul; e das 14h às 15h em Montalvão); e outra, também no sábado, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta – ao lado do PA (Pronto Atendimento), das 9h às 13h.

Jornal O Imparcial Nesta 8ª edição do mutirão, organização estima encher 6 caminhões com lixo eletrônico

Alessi informa que a iniciativa de promover o mutirão no Ana Jacinta, bem como nos distritos, visa proporcionar comodidade aos moradores destas localidades, já que são mais distantes do centro da cidade e as pessoas não precisarão se deslocar até o Parque do Povo para entregar os lixos eletrônicos.

O responsável acrescenta que todo material coletado será entregue a uma empresa de Mauá (SP), que possui o ISO 14.001 e o 9001 (que pontuam requisitos de Sistema de Gestão Ambiental), além de certificado expedido pelo Ministério do Meio Ambiente e alvará específico para o trabalho com este tipo de lixo. Alessi explica que o material recolhido não é entregue a empresas da região, pois nenhuma detém os certificados e ISOs necessários.

 

Coleta

Levando em consideração as edições anteriores, o secretário acredita que durante o evento – no sábado, no Parque do Povo – cerca de 4 mil pessoas compareçam para entregar os objetos que se enquadram neste tipo de lixo. Ele ressalta que lâmpadas não são consideradas lixo eletrônico, por isso, não devem ser levadas ao mutirão. Para quem tem este material em casa, o descarte deve ser nos estabelecimentos em que o objeto foi comprado. Também explica que equipamentos da "linha branca", como geladeiras, micro-ondas, fogão, entre outros, também não são recolhidos no evento.

 

Sorteio

O Mutirão do Lixo Eletrônico é uma parceria entre a prefeitura e a Faculdade de Informática da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e deve reunir 400 voluntários na ação. Quem comparecer ao evento e entregar o lixo vai concorrer a dez bicicletas, tablet, notebook e videogame. Além disso, as 3 mil primeiras pessoas que chegarem ao local receberão um "papa-pilhas", para colocar as pilhas até a realização do próximo mutirão.
Publicidade

Veja também