Mutirões de lixo eletrônico: extremamente necessários

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/06/2023
Horário 04:19

Nos últimos dias, muito por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, O Imparcial tem compartilhado com os leitores diversas ações realizadas por municípios da região, que têm como foco principal a destinação correta do lixo eletrônico. Trata-se de iniciativa louvável, cuja intensa participação popular reflete a necessidade de mais realizações desse gabarito. 
É inquestionável que o avanço tecnológico dos últimos anos ocorreu como em um “piscar de olhos”. A todo instante nos deparamos com novidades que deixam as anteriores “obsoletas”. Isso somado ao consumismo desenfreado que permeia esta sociedade faz com que o excesso de materiais eletrônicos em desuso se torne um grande desafio para todos.
Desta forma, mutirões de lixo eletrônico são cada vez mais necessários, para que a população possa se desfazer de tanto equipamento inútil, que acaba só acumulando bagunça em casa. E para que as pessoas não se sintam impelidas a jogar tais materiais tóxicos ao meio ambiente em locais inapropriados, é de extrema urgência que o poder público se una à iniciativa privada para realizar mais ações que propiciem a destinação correta dos componentes eletrônicos e de outros materiais que, igualmente, podem contaminar o solo e a água, como pilhas e lâmpadas. 
Ter tanta tecnologia a nosso favor é um grande facilitador dos tempos modernos. No entanto, não basta apenas se preocupar em juntar recursos para adquiri-los. É preciso, sobretudo, se conscientizar sobre a forma que esses itens serão descartados, ou, em pouco tempo, iremos viver sobre um amontoado de lixo. 

Publicidade

Veja também