NÃO SE FALA EM OUTRA COISA

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 10/01/2020
Horário 03:08

Virou o ano, mas o assunto continuou na pauta das rodinhas de conversa na cidade. “Sucessão municipal”. Ninguém sabe qual é o candidato. O prefeito Jorge Duran Gonçalez (PSD) ainda não se pronunciou no assunto. O seu grupo mostra certa ansiedade quanto ao seu posicionamento.

TUFY JR É PRÉ-CANDIDATO

O vereador Tufy Nicolay Júnior (PSDB) é o único que firmou sua pré-candidatura a prefeito. Ele já conversou com a base de seu partido e até com o deputado estadual Mauro Bragato. Tufy se mostra confiante num bom trabalho de campanha e disse que quer seguir os passos de seu pai, que foi prefeito na década de 80 em Presidente Venceslau.

TUFY JR ESTÁ NA 3ª LEGISLATURA

Tufy Nicolau Júnior é vereador pela terceira vez em Presidente Venceslau, sempre pelo PSDB. Na vida privada é advogado e empresário, dono do Bar Carijó. Tem boa ascendência nos meios da juventude.

BETO COELHO FALOU SOBRE A SUCESSÃO

Nossa coluna conversou com o vereador Beto Coelho (PHS). Falavam que ele pleiteava uma vaga para o cargo majoritário. Desmentiu. Disse que suas pretensões para as próximas eleições continuam voltadas para o Legislativo e, no máximo, numa candidatura a vice-prefeito.

LUCIMARA DIAS NA PRAIA

Outro nome falado para a sucessão é o de Lucimara Dias (PV), que está na presidência da Câmara Municipal de Presidente Venceslau. Até agora ela não se pronunciou sobre o assunto e aproveitou o final de ano para curtir férias na praia com a família. Já está de volta.

NOMES DO MEIO PRIVADO

Ouvi falar de nomes que vivem no meio privado para as eleições majoritárias deste ano. Não posso confirmar, pois são apenas boatos. Tem gente querendo entrar sim na disputa, basta um convite bem feito.

OSVALDO MELO E MALACRIDA

Dentro dos meios dos políticos tradicionais, dois nomes podem sair para a disputa do cargo de prefeito neste ano, os dos ex-prefeitos Ângelo Malacrida e de Osvaldo Melo, antigos companheiros de legenda no PT. Malacrida não está mais no partido e Osvaldo continua sendo a grande bandeira petista da cidade. Nenhum dos dois ainda se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

NATAL DA SORTE

Foi sucesso, mais uma vez, a Campanha Natal da Sorte da Associação Comercial. Esta é a promoção mais antiga que ocorre em Presidente Venceslau. Surgiu no começo da década de 90. Os consumidores da cidade são acostumados com sua realização.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO

Acima falamos de uma promoção tradicional: o Natal da Sorte. Tem algo também tradicional na cidade, a “Operação Tapa-Buracos”, utilizada de maneira arcaica pelas administrações há mais de 30 anos. Em Presidente Venceslau, a gente vê com frequência. Um caminhão leva o piche e dois homens com pás vão jogando material nos buracos. Dois no chão acompanham o veículo e vão espalhando. Os carros passam, fazem a compactação de solo.

CARNAVAL NA AVENIDA

Fiquei surpreso com uma nota. Presidente Epitácio voltará a ter o carnaval de escolas de samba. A prefeita Cássia Furlan (PSDB) vai enfrentar o desafio de realizar mais uma promoção, que agrada em cheio os moradores da cidade e turistas.

CAMINHÕES DESVIANDO DE PEDÁGIOS

Um problema afeta as estradas vicinais de Presidente Venceslau. Caminhões pesados, às vezes bitrens, com mais de 60 toneladas, desviam do pedágio em Caiuá, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), e utilizam as vicinais para o Campinal e a Aymoré, passando por dentro da cidade. A carga violenta danifica o piso e, muitas vezes, arrebenta a canalização de água no subsolo.

Veja também