Na Apea, 120 alunos encaram 2ª etapa da seletiva dos Jeesp

Aquino revela que esse ano ocorreu o Mundial Escolar disputado em Israel, e a delegação brasileira foi representada por equipes de São Paulo.

Esportes - Daniela Silveira

Data 15/05/2013
Horário 08:38
Jornal O Imparcial Apea recebeu a segunda etapa da seletiva de natação dos Jeesp

Atletas da natação disputaram ontem a 2ª etapa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) realizado no Parque Aquático da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), em Presidente Prudente. Conforme a organização, 120 alunos com idade entre 12 a 17 anos das escolas municipais, estaduais e particulares participaram da seleção. O objetivo do evento é aprimorar as competições esportivas voltadas a estudantes, além de promover a inserção de esportes olímpicos nas escolas, dando base para o surgimento de novos grandes atletas no cenário nacional.

De acordo com o gerente técnico da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), Willian Salati Quintiliano, o evento é importante para avaliar os atletas e para que os mesmos representem "bem" o Estado. "É uma competição validada pelo Comitê Olímpico ". Ele diz que disputam os melhores nadadores do Brasil. Por isso, o dirigente expõe que foi necessário fomentar a maior quantidade de atletas independentemente do nível técnico.

O diretor da natação, Tiago Aquino, Paçoca, acrescenta que durante os Jogos Escolares são realizadas sete etapas. Os melhores atletas irão para a disputa estadual que ocorre em agosto, possivelmente será realizada em Lindóia. "Os atletas poderão integrar o Centro de Excelência e até representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros das categorias mirim e infantil ", explica.

Aquino revela que esse ano ocorreu o Mundial Escolar disputado em Israel, e a delegação brasileira foi representada por equipes de São Paulo. "Disputaram grandes atletas regionais na equipe, por isso, devemos incentivar o esporte", afirma.

 

Nova geração


Após realizar a prova dos 200 metros (m), a estudante do primeiro colegial da Escola Estadual Antônio Fioravante de Menezes, de Prudente, Kaiane da Silva Luiz, 15 anos, revela que conseguiu melhorar seu tempo, marcou 2min26s. Ela revela que o esporte faz parte de sua vida desde os seis anos de idade e, por isso, sonha em permanecer e crescer no esporte. "Participar de seletivas como esta, permite mostrarmos nosso potencial", afirma.

Já a estudante do 8º ano do Colégio Criarte, de Prudente, Lívia Cristóvão Pivato, 13 anos, diz que a natação é sua vida. "Quero conseguir um bom tempo para estar na fase estadual e representar o Brasil", declara. Luiz e Pivato são orientadas pelo treinador da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe.

Aluno do 9º ano do Objetivo, de Andradina, Victor Emmanuel Matheus Rosalem, 14 anos, disputou os 50 metros borboleta, 50 e 100 m costas. "Espero conseguir um bom tempo e ir para final", diz. Ele, que nada desde os quatro anos de idade, alcançou no ano passado o título de campeão brasileiro infantil nos 200 m costas. O técnico de Rosalem é Jonilson Avelino da Silva.

Já a aluna do segundo colegial do MVC Objetivo, de Paraguaçu Paulista, Luísa Pelegrini Cação, 16 anos, treinada pelo técnico Welton Guerin, conquistou o terceiro lugar no ano passado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. "Espero ter um bom desempenho e classificar entre os oitos para disputar a próxima etapa", relata.

 

 

SAIBA MAIS

LOGÍSTICA MONTADA

O evento é uma realização do Governo de São Paulo através das secretarias estaduais de Educação; Esporte, Lazer e Juventude (Selj); Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com execução da Fedeesp e da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esporte (Abrapefe). A próxima etapa será agendada para 21 deste mês, em São Paulo, no Sport Club Corinthians Paulista.
Publicidade

Veja também