Na noite desta sexta, Fina Estampa faz "Viagem no Tempo do Samba”

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/01/2016
Horário 05:42
 

Depois de reunir mais de 800 pessoas na sexta passada, dia 8, em sua abertura, o projeto Sexta do Samba continua nesta semana e convida o grupo prudentino Fina Estampa para comandar o batuque. A roda de samba se abre amanhã, a partir das 20h, na Área de Convivência do Sesc Thermas. Com entrada gratuita, o show tem classificação etária de 16 anos, ou seja, menores desta idade só entram se estiverem acompanhados de pais ou responsáveis, com documentação oficial de ambos.

Com a voz potente de Elly Guimarães nos vocais, o grupo Fina Estampa apresenta o show Viagem no Tempo do Samba, a partir do qual traça um histórico do gênero desde sua criação, em 1916, até hoje, cem anos depois, época em que o samba já está consolidado como uma das mais expressivas manifestações culturais do país. O repertório apresenta algumas das principais obras do gênero por meio de clássicos de Noel Rosa, Ary Barroso, Cartola, Adoniram Barbosa, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, entre outros.

 

Projeto


Em janeiro e fevereiro, tem novidade – dançante – na programação musical do Sesc Thermas. O projeto Sexta do Samba aproveita o clima de carnaval e o ano em que o samba comemora seu centenário e convida representantes do ritmo genuinamente brasileiro para botarem o Sesc para dançar. Até o final de fevereiro, oito apresentações gratuitas celebram o gingado dos tambores, cavaquinhos, pandeiros e repiques.

Entre os sambistas que sobem ao palco do Sesc nas próximas sextas-feiras, estão a delicadeza de Adriana Cavalcanti, que celebra a obra de "Cartola e a Velha Guarda do Samba", o partido-alto de Ulisses Souto, a Sambíssima Trindade de Zeca Barreto, entre outros bambas. As apresentações acontecem nas sextas-feiras dias 15, 22 e 29 de janeiro e 5, 12, 19 e 26 de fevereiro.

 

Samba


O samba tem sua raiz nos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil e se desenvolveu como uma das manifestações mais importantes e reconhecidas de nossa cultura, atraindo milhões de turistas devido ao seu charme e suingue. Este patrimônio cultural do Brasil celebra a dança, o corpo em movimento movido pela música e o ritmo dos tambores. (Com Sesc Thermas)
Publicidade

Veja também