Na região, Marcos Penido conhece projetos de gestão adequada de resíduos

Titular da pasta estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente também reforçou a implantação do Programa de Desenvolvimento do Pontal do Paranapanema – Pontal 2030

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 01/06/2021
Horário 04:18
Foto: AI da Sima
Secretário conheceu projetos de gestão adequada de resíduos sólidos
Secretário conheceu projetos de gestão adequada de resíduos sólidos

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, esteve sábado na região para conhecer alguns projetos de gestão adequada de resíduos sólidos. Pela manhã, o titular visitou a empresa Transforma Energia, no município de Caiabu, que é considerada a primeira empresa brasileira a desenvolver um projeto que atende 100% do novo marco regulatório de tratamento e destinação final de resíduos. A gestão adequada de resíduos sólidos, inclusive, é uma prioridade da Sima (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente) e do governo estadual, afirma Penido.
No local, o titular detalha que conheceu a planta da empresa que traz como diferencial um trabalho em três frentes – construção civil, grandes volumes e resíduos sólidos urbanos – assim como noticiou recentemente este diário. “Trata-se, portanto, de um estimulo à economia circular para que, aquilo que tem capacidade de geração de recursos, renda e emprego, possa ser feito”, descreve o secretário. 
Além de conhecer o projeto da Transforma Energia, o titular participou de uma reunião onde pode detalhar como o governo do Estado está tratando a questão dos resíduos sólidos. Por isso, adianta que a ideia é estimular que novas ações – como as da empresa de Caiabu – possam ser feitas e expandidas também a outros materiais como os RSUs (resíduos sólidos urbanos). 
Penido reforça que veio à região para reafirmar a importância destes reaproveitamentos a prefeitos, empresários e consórcios. Outro ponto destacado à reportagem é quanto à instituição de consórcios e a “necessidade” de que os municípios trabalhem nesta estrutura, uma vez que existem problemas comuns a todos e, que, somando os esforços, eles podem racionalizar, otimizar e gerar uma maior produtividade nas ações a fim de melhor aproveitar os recursos públicos. 

Pontal 2030

Dentre as ações anunciadas para a região, Penido destaca o Programa de Desenvolvimento do Pontal do Paranapanema – Pontal 2030, idealizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e lançado em fevereiro deste ano. O programa visa promover o fortalecimento local, o desenvolvimento sustentável, a regularização fundiária e a redução das desigualdades sociais, bem como apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, à infraestrutura, telemedicina, oncologia e outras especialidades médicas, abertura de novos leitos hospitalares, e atração de investimentos por meio de polos e arranjos produtivos locais, entre outras iniciativas.
Dentro deste projeto há ações de todas as secretarias, inclusive, a de Infraestrutura e Meio Ambiente, destaca o secretário estadual. “A região tem uma vocação muito grande para a questão ambiental, como o PEMD [Parque Estadual do Morro do Diabo] e empresas, como a que visitamos hoje [sábado], que são importantes no sentido de geração de desenvolvimento”, detalha. “A região tem ótimos projetos socioambientais, que, inclusive, geram emprego para a camada mais vulnerável da população”, acrescenta o titular da Sima.
O secretário destaca que a região administrativa de Prudente está na agenda do governador João Doria (PSDB) e do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). “É uma região que terá muito trabalho, desenvolvimento e crescimento nesta gestão. Existe uma ação de governo específica para o Pontal e buscamos trazer ainda mais desenvolvimento para esta região tão querida”, afirma. 
Após cumprir agenda na empresa Transforma Energia, Penido seguiu até o município de Taciba para visita a um parque urbano. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) acompanhou o secretário durante seu encontro em Caiabu.

SAIBA MAIS

Transforma Energia é classificada como modelo de desenvolvimento sustentável

Publicidade

Veja também