Na Unipode, Grêmio entrega ovos de chocolate

“É algo enriquecedor. Um momento que nos dá força para as ‘lutas’ do cotidiano, adquirido através da força de vontade de viver que vemos em cada um destes assistidos", afirma.

Esportes - Rogério Lopes

Data 03/04/2015
Horário 10:09
 

Unir esporte, lazer, integração e aprendizado. Tudo isso através de uma ação social. Este foi o contexto da manhã de atividades entre o elenco do Grêmio Prudente e integrantes da Unipode (União das Pessoas com Deficiência) de Presidente Prudente, ontem. A ação, que contou com a presença de 15 jogadores, além da comissão técnica e dirigentes do clube, englobou momentos de descontração, bate-papo, fotos e, num gesto solidário, a entrega de 60 ovos de chocolate, em alusão à Páscoa, para os assistidos da entidade.

Mas, a visita não seria completa se o "bom e velho bate-bola de sempre" faltasse. A atividade recreativa foi compartilhada entre os presentes. Os "visitantes" aproveitaram ainda para conhecer as instalações da sede da Unipode e alguns trabalhos realizados pelos membros da entidade prudentina.

Jornal O Imparcial Atleta gremista entrega de ovos de chocolate para assistidos

Para o técnico do Grêmio, Pedro Francisco Garcia, Tupãzinho, a ação vai muito além que uma visita para entregar os ovos de chocolate, mas é uma atividade que proporciona um aprendizado profissional e pessoal para todos, além de uma oportunidade de conhecer outras realidades e que faz diferença na vida de cada pessoa. "É algo enriquecedor. Um momento que nos dá força para as ‘lutas’ do cotidiano, adquirido através da força de vontade de viver que vemos em cada um destes assistidos", afirma.

O comandante gremista revela que sempre realizou algum tipo de atividade voltada ao trabalho social e que a recompensa é "muito grande". "Saímos com as energias recarregadas. Uma atividade que nos deixa satisfeitos e nos faz valorizar, ainda mais, a vida", analisa.

O atacante Eliel, 23, diz que a iniciativa é importante, já que proporciona o contato dos atletas com a entidade, já que muitos, como ele, ainda não conhecia a Unipode. "Aprendemos a dar mais valor as pessoas que convivemos e à nossa própria vida" salienta o jogador. Já o gerente de futebol do clube, Geraldo Meira, explica que a atividade compõe o trabalho social que o clube emprega e que a ocasião é uma forma de integrar os atletas com a sociedade, os levando a ter consciência da realidade de outras pessoas e, assim, promovendo a valorização do grupo e do pensamento pessoal de cada um. "Uma partilha que faz bem para todos", ressalta Meira.

 

Dedicação total


Atualmente, a Unipode atende 58 pessoas, entre 18 e 70 anos, com algum tipo de deficiência física e intelectual, distribuídos em dois projetos assistenciais: Canguru e Águia. Estes, de acordo com a psicóloga da entidade, Célia Harumi Tarumoto, os assistidos participam diariamente de diversas atividades, entre pedagógicas, físicas, artesanais, entre outras.

Além disso, a profissional esclarece que cerca de outras 70 pessoas, que estão inseridas no mercado de trabalho, são acompanhadas pela Unipode. "Damos todo um suporte aqui, durante as aulas, e para os que conquistaram, através da entidade, uma oportunidade profissional", acrescenta.

Sobre a ação social de ontem, a psicóloga garante que é algo "muito viável" dentro dos aspectos de socialização dos assistidos com os demais membros da sociedade, bem como mostrar para os próprios atletas que uma pessoa pode possuir algum tipo de limitação, mas isso não é uma "barreira" para fazer, normalmente, suas atividades. "Uma troca de experiências e aprendizados de ambas as partes", completa.

O vice-presidente da Unipode, Lourivalter Domingos Gonçalves, afirma que o ato é um "momento memorável" e que possibilita a alegria dos assistidos e o envolvimento do Grêmio Prudente no trabalho social da entidade. "Nos deixa comovidos ver este envolvimento entre os participantes", garante.

Repleto de expectativa, o jovem Josiel Jonathas Fabiano, 28, não escondia a alegria em poder conversar e conhecer os integrantes do time prudentino. Sem "falsa modéstia", Josiel, que afirmou ser um apaixonado por futebol, garantiu que poderia chamar qualquer jogador do time que ele faria um jogo de igual para igual. "Estou muito feliz, não só por ganhar um ovo de chocolate, mas pela presença deles aqui na Unipode", salienta.

 

 

SERVIÇO

COM CONHECER

Todos os atendimentos e atividades executadas na Unipode são mantidos através de recursos governamentais (municipal, estadual e federal) e, a grande parcela da receita, graças à colaboração da comunidade, que dá suporte com doações de alimentos, dinheiro e outros bens, além das campanhas promocionais que a entidade realizada durante o ano. Para quem quer conhecer mais sobre a Unipode ou tenha interesse em ser um colaborador, basta ir até o prédio da entidade, situado na Rua José Antônio Pereira, 240, no Jardim Satélite, ou, ainda, ligar na secretária, através do telefone 2104-6270. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h as 17h.
Publicidade

Veja também