Nada Ortodoxa

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 30/09/2020
Horário 06:30

Minissérie

Uma das mais novas minisséries da Netflix está entre os mais assistidos da plataforma, pois trata de um assunto pouco conhecido pela maioria das pessoas. “Nada Ortodoxa” contém quatro episódios e é inspirada na história de Deborah Feldman. 

Trama

 A trama mostra Esty, uma jovem judia que foi criada em uma comunidade ortodoxa extremamente fechada, em um bairro de Nova York. Eles acreditam que o holocausto durante a Segunda Guerra Mundial é um castigo pela assimilação judaica a cultura europeia, o que os faz viver sobre rígidas regras e até cruéis.

Libertação

A protagonista tinha o casamento como a solução para seus problemas, mas rapidamente descobre a dura realidade. Se sentindo aprisionada e infeliz, ela decide deixar tudo para trás e ir em busca de sua liberdade em Berlim, para encontrar sua mãe.

Construção

A obra acompanha inúmeros flashbacks que contam as vivências da garota e tudo o que a motivou seguir este novo caminho. Os personagens, judeus ou não, são muito bem construídos apesar da pequena quantidade de capítulos, todos têm sua função muito bem assinalada e o que torna tudo ainda mais interessante de ser visto.

Preconceito

A produção se preocupa muito em não permitir que preconceitos venham à tona, já que sua temática é muito séria e carrega o peso da história recente em sua trama. Como todos sabem, existem inúmeros filmes e séries que contam sobre a guerra e o genocídio do povo judeu, mas ainda existem muitos assuntos que não podem mais perder tempo e precisam ser abordados.

Reflexão

Refletir é a palavra que melhor caracteriza “Nada Ortodoxa”. Refletir sobre o que não sabemos, sobre nossos preconceitos, sociedade, cultura e convivência. Também é sobre nosso lugar de falar, ouvir e opinar sobre o que conhecemos ou não! Essa aula de empatia precisa ser assistida e o seu debate precisa ser levantado, por isso, não perca esta maravilhosa minissérie na Netflix!

Nada ortodoxa

Publicidade

Veja também