Nadador máster prudentino participa de disputa na Europa

Francisco José Rocha de Alencar, o Fran, já conquistou no 1º dia, ouro nos 100 m costa e 50 m borboleta, no Campeonato Nacional Open de Verão Master

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 07/07/2023
Horário 22:34
Foto: Cedida
Mesmo sem patrocínio algum, Fran compete "vestindo a camisa" do seu clube de coração
Mesmo sem patrocínio algum, Fran compete "vestindo a camisa" do seu clube de coração

O nadador máster, Francisco José Rocha de Alencar, conhecido por Fran, está participando de uma competição em Portugal, na cidade de São João da Madeira, que começou hoje e vai até domingo, onde ele já conquistou nesse primeiro dia, ouro nos 100 m (metros) costa e 50 m borboleta. Segundo sua esposa, Maura Alencar, o casal estava em um mochilão pela Europa quando ficou sabendo do Campeonato Nacional Open de Verão Master, no Complexo Desportivos Paulo Pinto. 

Como sempre, o atleta compete vestindo a camisa do seu clube do coração, a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), mesmo sem nenhum tipo de patrocínio, aliás, tudo as suas próprias expensas, como tem sido nos últimos anos, conforme relata Maura.

Maura conta que ela e Fran estão concretizando planos que tinham feito antes, e a pandemia postergou. E está sendo muito bom. “Nossa expectativa era de levar algum ouro para casa e ele já garantiu logo no primeiro dia de competição. Quem sabe não levaremos mais", comemora animada a esposa, que acompanha o nadador em todas as suas competições.
Ela menciona que tinha muita vontade de fazer o Caminho de Santiago de Compostela e aproveitaram a oportunidade fazendo o caminho francês, saindo de Sarria na Espanha até Santiago, 117 km (quilômetros) a pé. “Fizemos em cinco dias. Como nosso QG era em Corunha, o Fran arrumou um lugar para treinar sempre que dava. Foi quando ficamos sabendo dessa competição em Portugal e como estava mais ou menos no caminho da nossa rota, ele resolveu competir", conta Maura.

Do mochilão à competição

Ela conta que no dia 16 de abril, os dois saíram do Brasil em um navio de cruzeiro de travessia. Chegaram a Itália em 6 de maio, num grupo de três casais e rodaram de carro pelo país. “Pegamos até neve tardia em Cortina D’Ampezo. Passamos por várias cidades e em Veneza nossos amigos foram de volta ao Brasil e nós seguimos para A Coruña, na Espanha, onde deixamos nossa bagagem na casa de uma amiga e saímos de mochilão", conta a esposa do nadador. 

Na sequência foram à Madri, Valência, Toledo e Lugo. Daí voltaram para a casa de sua amiga pra lavar as roupas, descansar um pouco e foram a Paris, Versalhes, Porto. E foi aqui que o casal soube do campeonato.

Cedida

Campeonato Nacional Open de Verão ocorre no Complexo Desportivos Paulo Pinto, em Portugal
 

Publicidade

Veja também