Não baixe a guarda!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 13/01/2022
Horário 04:01

Nós já vimos esse filme. Na verdade, parece que foi ontem. Os casos de infecção pela Covid-19 voltaram a crescer exponencialmente. Para se ter uma ideia, na região de Presidente Prudente, foram confirmados 1.858 casos da doença somente na primeira semana de 2022. Tantas confirmações são um tremendo balde de água fria, visto que as transmissões pelo coronavírus vinham em cenário de franca queda, com vários municípios regionais que, inclusive, já nem mais registravam casos ativos da doença. 
As variantes do vírus já acendiam um alerta para o aumento das infecções, como é o caso da ômicron. Tal majoração preocupa ainda mais com a alta nos casos de infecção pela influenza. A demanda crescente de pacientes acometidos pela síndrome respiratória fez as prefeituras da região tomarem providências, reformando o suporte ao diagnóstico e atendimento a essas pessoas. 
O que traz um grande alento neste momento é a vacinação. Sabemos que as doses de esperança salvam vidas, e, sorte a nossa, o Brasil é referência quando o assunto é imunização em grande escala. Mas, apesar disso, precisamos voltar a ter o máximo de cuidado possível. Ontem, o governo do Estado anunciou nova recomendação para o enfrentamento da pandemia. Segundo a medida, eventos, shows e atividades esportivas devem seguir medidas rígidas de controle sanitário e é aconselhado que prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público nessas situações. Cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local. Não haverá restrições de funcionamento para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços.
Não podemos deixar que tudo o que conquistamos retroceda. Isso seria terrível para a sanidade mental das pessoas, para a economia como um todo. É claro que a preocupação com a saúde deve sempre estar em primeiro lugar. E isso também depende do esforço de cada um de nós. Evite aglomeração! Não deixe de usar máscara e álcool em gel nas mãos. Não podemos baixar a guarda. Ainda estamos em plena pandemia!

Publicidade

Veja também