Não deixe seu cérebro envelhecer!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 06/03/2024
Horário 05:00

Viver mais e melhor envolve uma série de fatores que mesmo não sendo visíveis são fundamentais. Neste processo o cérebro estará sempre em importância.
É necessário entender que o envelhecimento é um processo constante e comum a todos, pois evidencia tanto mudanças biológicas e psicológicas.
Para quem está envelhecendo perceberá que é uma experiência única que inclui mudanças de vários hábitos, novos aprendizados, novas valorizações que antes não eram percebidos.
Mas no decorrer da vida devemos lembrar que existem hábitos ruins que podem acelerar o envelhecimento e devemos evitá-los. De forma geral, os principais hábitos deletérios e negativos são tabagismo, a deficiência auditiva e visual, analfabetismo, pressão alta não tratada e nem controlada, depressão, diabetes, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, poluição ambiental e, claro, alguma lesão do cérebro. Todos aceleram o envelhecimento e podem ser fator de diminuição da qualidade de vida.

Algumas atitudes para envelhecer bem:
1-Muito importante é o engajamento social. Consiste na participação social, ter um bom suporte social seja com a família ou amigos. Perder referências é fator extremamente negativo
2-Não fumar e também não beber bebidas alcoólicas. Isso mesmo! Não importa quantos anos de vícios. Parando sempre será melhor. Na terceira idade, o risco de doenças como infarto, derrame ou câncer pode ocorrer mais facilmente, e com certeza estes dois vícios, ajudam a piorar.
3- Não é difícil fazer, mas praticar atividades físicas, regulares e apropriadas para cada idade é fundamental para uma boa velhice.
4-Importante participar de atividades de lazer e intelectuais como fazer artesanatos, pintar, ouvir música, pois estimulam o raciocínio com jogos, assistir filmes e tocar instrumentos musicais. Ficar em casa sentado ou deitado só piora.
5- Se na rotina do trabalho diário, por décadas, uma boa noite de sono nem sempre foi possível, agora com a aposentadoria e mais tempo, dormir em horário apropriado e mais tempo, torna-se fundamental para preservar a saúde do cérebro.
6-Diminuir o estresse e a ansiedade. Pode ser difícil, mas na terceira idade muitas vezes os ânimos “afloram” as emoções, mudança de humor, raiva, e fazer terapia ajudará.
7-Realizar exames médicos periódicos de saúde para controle da pressão arterial, do diabetes, são fundamentais para boa qualidade de vida.
8- Finalmente, ter um propósito de vida. Não é porque passou dos 70, 80 anos, que tem que deixará a “vida de te levar”. Lembrar que poderá ser muito útil, como ajudar com as habilidades que tem, em atividades de voluntariado em escolas, hospitais e comunidades carentes.
Passar pelas adversidades da vida com mais leveza e resiliência torna-se fundamental para uma boa velhice, pois facilita o processo de desenvolvimento de inteligência emocional que prevenirá o surgimento de transtornos do humor, como a ansiedade, o estresse crônico e a depressão, que são fatores de risco, para declínio cognitivo e quadros demenciais.
 

Publicidade

Veja também