Não espere a campanha ser prorrogada para se proteger contra a gripe

EDITORIAL -

Data 27/03/2024
Horário 04:15

Apesar de já estarmos “acostumados” com ela e não darmos a devida importância aos seus sintomas - hoje a maior preocupação se restringe à dengue e à Covid -, a gripe mata milhares de pessoas por ano e deve ser vista com cautela, principalmente quando atinge crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Com a chegada do outono, é comum os hospitais e unidades de saúde em geral ficarem lotados nesta época. 
Vêm as oscilações de temperaturas, tempo seco e a piora da poluição, aumentando a circulação de vírus e bactérias e, consequentemente, a incidência de doenças respiratórias. Não só de gripe (influenza), mas também de resfriado, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. 
Pensando nisso, na tentativa de reduzir os riscos de contágio e as complicações causadas pela doença, o Ministério da Saúde resolveu a antecipar a vacinação contra gripe neste ano. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, a campanha em 2024 teve início na segunda-feira, com a meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, entre eles, crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores, caminhoneiros, entre outros.
Em Presidente Prudente, são 28 salas de vacinação disponíveis, com atendimento das 7h30 às 16h30. A princípio a cidade recebeu 9 mil doses. Basta que a pessoa procure o posto mais próximo de sua residência, munido de seu CPF, ou certidão de nascimento no caso das crianças, para garantir a imunização. A vacina aplicada será a trivalente, ou seja, que apresenta três tipos de cepas em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no país.
Muita gente ainda tem receio em tomar, achando que vai ficar gripado. Isso é uma bobagem. Não há motivo para temer. A vacina da gripe é segura, composta apenas por vírus mortos, portanto, não pode induzir o desenvolvimento da doença. Se surgir, são reações adversas leves e esperadas, como dor no local da aplicação e vermelhidão, que desaparecem em até 48 horas.
Além da vacina, outros cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a contaminação da gripe. Entre as orientações estão: uso de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem qualquer sintoma respiratório.
O importante é não deixar para a última hora. Se informe, Separe o documento e a caderneta. Não espere a campanha ser prorrogada para se proteger... garantir a imunização de quem você ama e quer bem.
 

Publicidade

Veja também