Muitas vezes temos crenças que um cuidador de idoso tem uma vida fácil. Só ficar acompanhando o idoso, dar remédios no horário, o banho e alimentação, mas atrás do profissional temos um ser humano que tem suas preocupações e muitas.
Preocupação com horários pré-determinados
Cuidadores de idosos são profissionais que trabalham e possuem horários para entrarem e saírem, atribuições durante o período que estão exercitando suas tarefas.
Preocupação salarial
Cuidadores de idosos precisam de pagamento, receberem seus honorários valorizados. Muitas vezes sentem desprestigiados.
Preocupação com maiores exigências na capacitação
Sentem que muitas vezes ainda lhe faltam capacitação e aumenta a preocupação em não fazer direito seu trabalho em situações em que o idoso tem dificuldade de fala, seja por acidente vascular cerebral ou doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Preocupação relacionamento
Também há preocupação de se relacionarem bem com o idoso. Ha idosos teimosos, resmungões e também idosos com condições mais complexas, como transtornos mentais, em que o relacionamento fica mais difícil.
Preocupação em aceitar cuidador
Há ainda mais dificuldade no cuidado do idoso em não aceitarem as orientações do cuidador.
Preocupação da família
Não bastassem as dificuldades com tratamento do idoso, algumas famílias não aceitam as orientações que o cuidador desempenha.
Preocupação em excesso de trabalho
Cuidadores preocupam de que as necessidades de cuidados do idoso sejam tantas que não haja tempo o suficiente para só um cuidador dar conta.
Enfim, cuidadores de idosos também apresentam preocupação de que sua rotina diária, mês após mês e até anos, seja tão pesada e cansativa e isso os impeçam de cuidarem adequadamente do idoso e, mais ainda, os impeçam de trabalhar por adoecer e não conseguirem cuidar adequadamente da sua própria família.
Se você tem um profissional especializado na sua casa, cuidando daquele que um dia possibilitou você hoje ser e estar, não pense que a vida de um cuidador de idoso seja fácil!