Não tenha medo da inovação tecnológica

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 09/05/2020
Horário 05:00

Não tenha medo deste tema, até mesmo quem possui formação nas áreas de tecnologia tem muito medo do termo.

A inovação vem ganhando destaque a poucos anos no Brasil, a taxa de inovação brasileira não é a das piores, é claro que precisamos melhorar, mas temos bons resultados no quesito transformar ideias em empresas que faturam em um mercado muito complicado.

Talvez você já ouviu algumas definições sobre inovação, vou procurar aqui ser didático. Inovação é você fazer/desenvolver/criar uma maneira diferente da tradicional que traga resultados positivos para o seu negócio.

Muitas indústrias e empresas estão inovando, apenas melhorando um processo que por sua vez traz melhorias para o meio ambiente, para o bem estar do funcionário e que gera maior lucratividade, dentre outras melhorias. Se você tem uma empresa de qualquer segmento de mercado você consegue inovar.

E a tecnologia? Também temos algumas definições, pensamos que tecnologia é apenas computador, celular dentre outros equipamentos físicos do nosso dia a dia. Eu gosto de uma definição que mistura o que está no dicionário e alguns livros, “Uso de técnicas e do conhecimento para aperfeiçoar ou facilitar o trabalho com a arte, e ainda, resolução de um problema”. É exatamente o que os sites, aplicativos, celulares com internet, computadores fazem para nós diariamente, buscamos informações, acessamos aplicativos de banco, utilizamos computadores para as atividades profissionais e domésticas, enfim, tudo para resolver nossos problemas, tudo isso é tecnologia.

Então, estamos vivendo em um mundo em que a Inovação Tecnológica já é utilizada em todo mercado e qualquer profissão. Quem já percebeu isso está correndo atrás para mudar a chave do seu negócio, um exemplo disso são os restaurantes que precisam, nessa época de isolamento social ter uma ferramenta, para que os clientes possam pedir comida. Os profissionais da saúde estão realizando atendimento de forma virtual, o que chamamos de telemedicina, e daqui alguns anos eles poderão fazer intervenções cirúrgicas também à distância. Os professores que já estavam pensando em ir para o ensino a distância, estão agora fazendo e transmitindo suas aulas também pela Internet.

Para você que tem ou pensa em ter um negócio, pense assim: O que você sabe fazer hoje e precisa de você estar fazendo. Pare! Um programa de computador deverá fazer, assim você torna-se repetitivo, não depende de você estar na operação, em seguida, terá que colocar isso na Internet e disponibilizar 24 horas por dia, pronto, você ganha escala e poderá atingir milhões de pessoas.

 

 

Publicidade

Veja também