Natação volta aos treinos focada nos Regionais

REAPRESENTAÇÃO De volta às piscinas na tarde de ontem, equipe de PP já iniciava os primeiros trabalhos, visando a competição de julho, em Osvaldo Cruz

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 17/01/2017
Horário 08:38


Pode até ser que os treinos mal começaram, mas as metas da equipe de natação do Pastorinho/Criarte/Semepp/Apan já estão definidas para o ano de 2017. Depois de um tempo de férias, os atletas se reapresentaram na tarde de ontem. Mesmo debaixo de chuva, o treino aconteceu normalmente e já visa o calendário desta temporada. O foco desta vez está nos Jogos Regionais, que serão disputados em julho, novamente em Osvaldo Cruz.

Por volta das 15h, às margens das piscinas do Parque Aquático da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), o técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, já dava os primeiros ensinamentos de 2017. "Faltam apenas dois minutos. Bora lá!", um grito de incentivo que os 25 atletas que compõem a equipe vão ouvir frequentemente do treinador.

Jornal O Imparcial Equipe de PP voltou às piscinas na tarde de ontem, na Apea

Conforme já declarado, o objetivo da nova temporada é fazer bonito nos Jogos Regionais de 2017, que será sediado em julho. Para chegar à meta, Pepe garante que os treinos não podem parar. "Hoje estamos de volta, é a reunião de boas vindas para os atletas, mas mesmo assim eles já começaram os trabalhos. Nesta fase inicial, a ênfase maior é no trabalho fora d’água. Vamos treinar e maximizar as potencialidades que envolvem força e resistência, o que consiste em alongamentos, corridas e circuitos, por exemplo. Funciona como uma espécie de pré-treino, para deixá-los em forma novamente. Assim, eles retornam a um bom condicionamento, sem surpresas inesperadas", afirma.

Sem surpresas nos treinamento, mas com novidades na equipe. Para a próxima temporada, ainda de acordo com Pepe, seis atletas, que treinavam na categoria infantil, foram promovidos ao grupo principal. O técnico da série, Cristiano Maurício da Silva, Max, relata que é reflexo do desempenho dos próprios nadadores. "Os alunos vêm das escolinhas de base da Semepp . A partir daí, nós vamos trabalhar com o aperfeiçoamento deles, dando ênfase na resistência dentro das piscinas e, conforme vão mostrando um bom desenvolvimento, surgem as oportunidades de subir a cada etapa", completa.

Dentre os nomes que evoluíram bem e hoje são apostas da equipe principal, estão os jovens Pedro Kanegaki e Bruno Silva Navarro, ambos de 14 anos. Sobre a oportunidade, os meninos garantem que não será desperdiçada. "A gente treina de segunda a sábado, cerca de três horas diárias. Temos nos dedicado muito e esperamos realizar uma boa campanha pela equipe", ressalta Pedro.

 

Figurinhas carimbadas

E não são apenas os reforços que compõem a equipe deste ano. Os veteranos que já são figurinhas carimbadas também são confirmações na nova temporada. Em meio aos nomes, Pepe destaca as nadadoras Julia Carvalho, 18 anos, e Lara Fernanda Ramos dos Santos, 17 anos, já mencionadas por ele, em outras edições desse jornal, como atletas em constante ascensão pela equipe.

Dona de uma boa atuação na última edição dos Jogos Regionais, a campanha positiva garantiu convite para treinar fora, porém, Julia admite que escolheu ficar. "Aqui eu tenho minha família e faculdade, e também tenho conquistado meu espaço. Além disso, o que mais pesou na minha decisão foi a confiança que tenho no técnico", diz.

Ainda de acordo com Julia, que pode ser convocada para a seleção brasileira, o foco pessoal, além dos Jogos Regionais, está nos Jogos Abertos e campeonatos brasileiros. "No ano passado, fui para os Jogos Universitários e, com minha atuação, tem uma possibilidade de ser convocada pela seleção brasileira para participar do Sul-Americano. Estou confiante que isso vai acontecer", comemora.

Com uma proposta não muito distante, Lara, citada como exemplo por Pepe, espera que seja um ano ótimo para ela e também à equipe. "Quero melhorar minhas marcas e continuar sendo um exemplo aos demais. Nos Jogos Regionais, vou à luta para continuar com minhas posições no pódio, especialmente na minha principal especialidade, que é nado costas", finaliza.

 

Competições

A primeira atuação da equipe já acontece no mês que vem, em Marília (SP). Sem datas definidas, o grupo vai à cidade para disputar o Torneio Regional de Natação, da categoria petiz à sênior.

 
Publicidade

Veja também