Naturais, bioidênticos, sintéticos

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 28/11/2019
Horário 04:31

Se você associou os adjetivos do título com hormônios, provavelmente têm lido ou visto informações sobre terapias de reposição hormonal. Esse tipo de tratamento é necessário e importante para quem deixa de produzir hormônios (ex. o diabético, a mulher na menopausa e o tireodectomizado – retirou a glândula tireóide).

HORMÔNIOS RECOMBINANTES

Estes são aqueles produzidos por bactérias, que têm seu genoma alterado com a inclusão de um gene específico para produção de um hormônio proteico. É o processo denominado de engenharia genética, que passou a ser utilizado para prudução em larga escala dos hormônios insulina, eritropoetina, do crescimento e outros. Após a separação e purificação, são perfeitamente aceitos pelo organismo.

PRECISÃO DA SECREÇÃO

Felizmente, são exceções as pessoas que secretam menos ou mais hormônios do que o que o necessário para as funções fisiológicas. As glândulas adrenais, gônadas, hipófise, tireóide, pâncreas e outras secretam hormônios em quantidades muito precisas nas diversas condições do dia. As concentrações variam de 2 microg/mL (ou 0,000002 g/mL) para dehidroepiandrosterona (DHEA) a ínfimos 20 pg/mL (0,000000000020 g/mL) para estradiol, por exemplo. Além disso, há órgãos (ex. coração) e tecidos (ex. adiposo e muscular) que também secretam hormônios.

FEEDBACK

Quando uma mulher utiliza anticoncepcional e deixa de ovular ou até de menstruar, nada mais fez do que “desregular” o funcionamento de suas glândulas hipófise e ovários. O atleta (homem ou mulher) que utiliza esteróides anabolizantes androgênicos provoca a mesma desregulação, além de alguns efeitos colaterais mais ou menos graves.

ESTÉTICA, VIGOR E ANTIENVELHECIMENTO

Estes fins são sedutores e mexem com a vaidade humana. Porém, adultos jovens e de meia idade que têm secreção hormonal normal e utilizam “hormônios extras” (pílulas, aplicações ou chips), sejam sintéticos ou bioidênticos, estão provocando um Yin-Yang em seu corpo: o Yang claro dos benefícios, do vigor, da beleza e o Yin escuro dos efeitos colaterais com gravidade variável em curto, médio e longo prazo. Impossível dissociar.

CONCENTRAÇÕES FISIOLÓGICAS

Mesmo para quem não teve oportunidade de aprender endocrinologia em livros como De Groot, Williams ou Guyton, valem os princípios do equilíbrio e da regulação natural e eficiente. Interferir na secreção dos hormônios não é saudável. Doses farmacológicas são necessárias em alguns casos de doenças; concentrações fisiológicas são as melhores em todos os demais casos.


 

 


 
Publicidade

Veja também