Neste fim de ano, não se esqueça de dormir bem

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 17/12/2025
Horário 05:00

Ah! Como é bom dormir! Dormir bem, melhor ainda!
Acordar despreocupado, sem horário definido, sem ter muitas coisas para fazer, já que possamos estar gozando as férias e assim aproveitar os dias com bastante prazer.
Se é bom dormir bem, acredito também que a grande maioria das pessoas aprecia o período de final do ano: festas de Natal e ano novo.
Como estamos na estação do verão, os “dias são mais longos” e, associados com maior luminosidade dos enfeites, nos traz a sensação que o dia demora para acabar e aproveitando um pouco mais o dia para passear já que as  “noites são mais curtas.
Isto contribui, pois como neste período boa parte da família, especialmente as crianças estão de férias, aproveitamos para fazer algumas atividades que normalmente não fazemos, como ver as lojas enfeitadas com suas lindas decorações, as bandas musicais para todos os gostos, as novidades de brinquedos, moda verão de roupas, variedade de alimentos, especialmente os importados, tudo nos elevando para compra.
E visto que nem sempre vamos só uma vez passear, chegamos muitas vezes tarde da noite e, com isso, quase nem dormimos as tão necessárias seis, sete ou oito horas de sono, produzindo no dia seguinte um cansaço e às vezes falta de atenção.
Para a criança, o adolescente ou o jovem, o sono será reposto integralmente, pois estão em período de férias, e não tem horário para acordarem e nem obrigações escolares. Todavia, para o adulto e, particularmente para o  idoso, a falta de um bom sono reparador pode contribuir para maior irritabilidade, picos de hipertensão, alterações na glicemia, úlceras gástricas, um grau de insônia ou mesmo quadros de solidão e até depressão.
O que poderia ser um mês de alegria pode tornar-se um mês de preocupação e iniciar o ano com consultas médicas.
Claro que este período deva ser aproveitado, pois somente uma vez ao ano, mas com moderação e equilíbrio, visto observar o que o corpo, e especialmente nosso cérebro pede: descanso e repouso após um dia cheio de atividades.
Portanto, neste  fim de ano, não se esqueça de dormir bem e ter um bom sono.
 

Publicidade

Veja também