Neste Natal, não se esqueça do principal: Jesus Cristo!

EDITORIAL -

Data 24/12/2022
Horário 04:15

A preparação para o Natal começou há algum tempo. Em novembro, já era possível ver luzes e enfeites natalinos espalhados pela cidade. Árvores de diferentes tamanhos chamam a atenção da população, principalmente das crianças, que ficam fascinadas pelo Papai Noel e a magia da data. Nos shoppings, ele atende a garotada e é a atração principal por onde passa. Diferentes campanhas também vêm sendo realizadas nesta época. O comércio vem apostando em promoções e, para facilitar ao consumidor e também faturar no período, tem funcionado em horário estendido. 
Nesta semana, com a mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora, o movimento tem sido intenso. E assim deve continuar hoje durante todo o dia. Mercados, açougues, lojas, tudo deve estar lotado. Até mesmo as estradas. Afinal, Natal é tempo de rever a família, encontrar os amigos, aquela pessoa que você não vê o ano inteiro. É época de confraternizações. Reunir a galera para um happy hour ou para o tradicional amigo secreto. Presentear quem você ama. Mas não é só isso. O Natal vai muito além. 
A partir da meia-noite, de acordo com a tradição cristã, celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Mas será que Ele será lembrado na sua festa? Já se lembrou de agradecer por estar vivo? Pedir perdão pelo que fez de errado? Parou para pensar em tudo que fez de bom ou ruim, o que pode ou deve ser melhorado? 
Aproveite que a família e amigos estão presentes e faça-os lembrar de toda a história, vida e obra do Menino Jesus aqui na Terra. Abra o coração e viva o verdadeiro amor pelos que estão ao seu lado.
Para as crianças, a data resume-se em duas coisas: presentes e Papai Noel. É comum os pais ensinarem desde cedo que, se comportando bem durante o ano, receberá o tão almejado brinquedo trazido pelo bom velhinho, não importando o preço. Deixe o consumismo de lado e invista no ensinamento. Leia a Bíblia e fale aos pequenos sobre o verdadeiro sentido do Natal. A importância de cada símbolo da árvore, o que representam e porque estão ali. Conte a história, mostre algumas músicas, leve-os para conhecerem os presépios, apresente-os os personagens, envolva-os nos preparativos, fale do grande aniversariante. Deixe clara a diferença entre o “ser” e o “ter”, fazendo-os valorizarem o que é bom e também a ser uma pessoa do bem.
Orem juntos. Presenteie algum necessitado. Alimente quem tem fome. Passe e repasse amor. Coloque em prática todos os conceitos que o cristianismo prega: caridade, amor, amizade, respeito e fraternidade. Esta sim é a verdadeira essência da comemoração. Viva Jesus Cristo!

Publicidade

Veja também