Nevoeiro "pinta" céu de Presidente Prudente

Segundo climatologista, ontem a neblina ocorreu porque no período da manhã a umidade relativa do ar estava alta

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/06/2020
Horário 05:01
Weverson Nascimento: Prudente amanheceu sobre incidência de nevoeiro em pontos mais baixos da cidade
Weverson Nascimento: Prudente amanheceu sobre incidência de nevoeiro em pontos mais baixos da cidade

Na manhã de ontem, os prudentinos amanheceram sobre incidência de nevoeiro que perdurou até por volta das 11h, em pontos mais baixos da cidade. Segundo o climatologista Vagner Camarini, a neblina que pôde ser vista com maior ou menor intensidade, ocorreu porque durante o período da manhã a umidade relativa do ar estava alta e diante de uma queda de temperatura, fez com que o vapor da atmosfera se condensasse em minúsculas gotículas de água. O fenômeno, por sua vez, poderá ocorrer novamente no município, mas não será constante por se tratar de uma região seca.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o inverno carece de mais atenção da população. Isso porque em função das inversões térmicas no período da manhã durante a estação, observam-se formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste (abrangência do estado de São Paulo) e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.

PROGNÓSTICO PARA ESTAÇÃO

Conforme anunciou este diário, a previsão para este ano é que a estação se aproxime do tradicional para a região do oeste paulista, ou seja, temperaturas menos rigorosas. No entanto, segundo o climatologista Vagner Camarini, na segunda quinzena de julho será o período mais frio e os termômetros poderão se aproximar dos 4 ºC. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 34ºC nesta temporada que termina no dia 22 de setembro, às 10h31 (horário de Brasília).

Quanto às chuvas, Vagner explica que mesmo com o período de temperaturas mais baixas, tradicionalmente a região é classificada como não chuvosa. “Mesmo assim existe a previsão de chuva para julho e agosto, e os pluviômetros poderão chegar aos 40 milímetros/mês. Já a umidade relativa do ar ficará baixa, principalmente, no final de julho e início de agosto, ficando próximo dos 20% e o indicado é 60%”.

Ontem, com a queda de temperatura registrada no oeste paulista, a Defesa Civil emitiu um alerta de previsão de chuva acima de 80% mm para a região de Presidente Prudente até neste domingo.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também