No Chile, atletismo prudentino fatura 4 medalhas

O torneio teve início em 7 deste mês e, até ontem à tarde, a delegação brasileira ocupava a liderança absoluta no quadro de medalhas, com 95 ouros, 63 pratas e 68 bronzes, no total de 226.

Esportes - Jean Ramalho

Data 18/03/2014
Horário 10:03
 

A 10ª edição dos Jogos Sul-Americanos chega ao fim hoje com as disputas do boxe, ginástica rítmica, tae kwon doe tiro esportivo. Porém, a bandeira de Presidente Prudente tremulou pela última vez em Santiago, no Chile, anteontem, no fechamento do torneio de atletismo. A cidade foi representada por quatro atletas na modalidade, que juntos asseguraram mais quatro medalhas para o Brasil na competição, sendo dois ouros e dois bronzes. O torneio teve início em 7 deste mês e, até ontem à tarde, a delegação brasileira ocupava a liderança absoluta no quadro de medalhas, com 95 ouros, 63 pratas e 68 bronzes, no total de 226.

Jornal O Imparcial Bruno Lins (centro), que treina e defende a equipe de PP, assegurou o ouro pelo revezamento 4x100 m masculino

Atual bicampeão mundial indoor no salto em distância, com a marca de 8,28 metros obtida em Sopot, na Polônia, em 8 deste mês, o saltador Mauro Vinícius da Silva, Duda, foi o primeiro prudentino a se apresentar no torneio chileno, na última sexta feira. Contra 13 oponentes, Duda, que compete pela BM&F/Bovespa e treina sob o comando do treinador Aristides de Andrade Junqueira Neto, Tide, não conseguiu repetir o desempenho da competição europeia e ficou com a medalha de bronze. O atleta saltou sete vezes no Chile e teve como melhor marca 7,88 m.

O ouro ficou com o panamenho Irving Saladino, que atingiu 8,16 m, enquanto a medalha de prata foi conquistada pelo uruguaio Emiliano Lasa Sanchez, que saltou 7,94 m. Atualmente Duda figura na terceira colocação do ranking da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf na sigla em inglês), logo atrás de Jarrion Lawson, dos Estados Unidos, com 8,39 m, e do russo Aleksandr Menkov, com 8,30.

 

Pistas de ouro


Se nas provas de campo o nome de Prudente ficou no lugar mais baixo do pódio, nas provas de velocidade a cidade figurou por duas vezes no topo do continente. A primeira medalha de ouro dos prudentinos veio no sábado, pelo revezamento 4x100 m masculino, com a marca de 38s90. Na ocasião, Prudente foi representada pelo velocista Bruno Lins Tenório de Barros, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp.

Além dele, José Carlos Gomes Moreira, Codó, que treina na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), mas defende Londrina/Caixa, ficou como suplente do quarteto, que foi completo por Ailson da Silva Feitosa, Aldemir Gomes da Silva Júnior e Jefferson Liberato Lucindo. O resultado do quarteto garantiu o País no Campeonato Mundial de Revezamentos, que será disputado nos dias 24 e 25 de maio, Nassau, nas Bahamas.

Correndo ao lado de Wanessa do Nascimento Zavolski, Geisa Muniz Coutinho e Joelma das Neves Souza, a prudentina Liliane Cristina Barbosa Fernandes garantiu o último ouro da cidade no torneio. A medalha foi conquistada anteontem, pelo revezamento 4x400 m, com o tempo de 3min35s07. Antes, na sexta-feira, a atleta da equipe ACA, de São Caetano do Sul, já havia assegurado um bronze pelos 400 m com barreiras, com 59s51.

 

Números finais


Os resultados do quarteto de Prudente cooperaram para o título do Brasil no torneio de atletismo dos Jogos Sul-Americanos. Conforme a Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira da modalidade (CBAt), a delegação somou 41 medalhas em solo chileno, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 14 de bronze. Com 24 medalhas (7, 7 e 10), a Colômbia ficou em segundo lugar, seguida pela Venezuela, com 16 (6, 16 e 4).

Além disso, as medalhas conquistadas pelo atletismo vieram para engrossar os triunfos de Prudente na competição continental. Com os quatro pódios do atletismo, a cidade chegou a marca de 11 no total, sendo cinco de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

As sete medalhas restantes foram conquistadas pelos nadadores Thiago Teixeira Simon (uma prata e um bronze) e Fernando Ernesto Pires dos Santos (três ouros e um bronze), assim como pela carateca Valéria Kumizaki, que ficou com um bronze na modalidade kumitê (combate), na categoria até 55 quilos (kg).
Publicidade

Veja também