No Tênis, estande Minoru Kozuki sedia 17ª Prova Eduardo Lisboa

Esportes - Flávio Veras

Data 03/05/2014
Horário 10:18
 

Catorze atiradores devem disputar neste final de semana a 17ª edição da Prova Eduardo Ferreira de Medeiros Lisboa. O evento ocorre no estande de tiro esportivo Minoru Kozuki do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) e que tem a chancela da FPTE (Federação Paulista da modalidade), além de distribuir pontos para o ranking do Campeonato Paulista.

Serão realizadas, de acordo com a organização, as seguintes modalidades: fogo central/pistola sport (ambas na fase 5), hoje, às 9h; duelo 20 segundos (fase 9), também neste sábado, mas às 14h; e a carabina de ar mira aberta 22 a 25 metros (fase 9), amanhã, às 9h. Ainda hoje, está programada junto com o fogo central a prova de revólver de 25 tiros, sendo uma prova interna do clube e que não dará pontos para o ranking estadual.

Além da somatória para o paulista, os três melhores colocados vão receber ainda medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Segundo José Maria de Medeiros Lisboa, diretor do Departamento de Tiro Esportivo do clube, a expectativa é que as disputas se intensifiquem no período da tarde deste sábado, onde terá um número maior de participantes.

 

Equipamento emprestado

No entanto, conforme Lisboa, os atiradores enfrentam dificuldades para regularizar os equipamentos esportivos devido ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003), que regulamenta o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e munição no Brasil.

"Temos que renovar a licença das armas há cada dois anos, porém, esse processo é muito lento e às vezes coincide de cair nas datas em que ocorrem as competições. Uma alternativa que iremos adotar para que todos participem será o empréstimo do equipamento um do outro. Sendo assim, acredito que todos poderão competir", explica o organizador e pai daquele que dá nome ao evento, morto em 1993 em virtude de um acidente automobilístico.
Publicidade

Veja também