Noite de embate

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 14/08/2025
Horário 04:01

No final da sessão ordinária desta semana houve embate entre o presidente William Leite (PP) e o vereador Izaque Silva (PL). Quando já passava da meia-noite, o vereador ocupou a tribuna em explicação pessoal sobre a abertura de dois processos de cassação.  

PRIMEIRA VEZ
Na mesma sessão, esteve na tribuna duas vezes. A primeira para responder ao pedido de retratação solicitado pelo procurador jurídico, Dr. Fernando Monteiro; conforme registro feito por esta coluna na edição anterior. 

MÃOS LIMPAS
Ao retornar à tribuna e desta vez em fala improvisada, sem qualquer anotação de suporte, disse que foi para deixar registrado que tem as mãos e as digitais limpas; a consciência tranquila e que nunca participou de corrupção ou desvio de verbas públicas.

ACEITAÇÃO E RESPEITO
O vereador manifestou aceitação e respeito à decisão do plenário, fazendo referência à abertura de duas CPs (Comissões Processantes) diante das acusações de ter ferido o decoro parlamentar, por agressão verbal ao procurador e ao presidente. 

SEM CORRUPÇÃO
Entre outras falas, disse que não recebe complemento de salário de ninguém e pontuou: “Não estou dizendo que aqui recebem, mas posso dizer que eu não recebo”, para complementar que não participou de qualquer esquema de corrupção no município. 

MUITO PARA FALAR
Sobre os processos, afirmou que irá se defender e mobilizar testemunhas e foi enfático: “Eu vou falar a verdade. Tem muita coisa a ser dita... Tem uma série de coisas que espero relatar no processo, que a sociedade...precisa tomar conhecimento”.

TOMAR DECISÕES
Ao presidente William, disse da responsabilidade enorme do cargo, que tem que proteger a Câmara, defender, orientar e tomar decisões; e acrescentou: “Muitas vezes essas decisões não são para agradar ninguém”.

FAMÍLIA DE FORA
Izaque fez um pedido: “Não envolva minha família nessa situação...Não permita que minha família seja usada nessa situação”. Ao deixar a tribuna e quando já ocupava seu lugar no plenário, o presidente fez alguns apontamentos.

MAIS ESCLARECEDOR
Conforme William, o vereador poderia ter sido mais esclarecedor e disse: “O senhor...induz na sua fala que existe esquema de corrupção aqui; então, o senhor deveria ser mais esclarecedor. O senhor deixou em aberto”. 

SEM INTERFERÊNCIAS
Outra interpelação do presidente foi a seguinte: “O senhor disse que eu tive interferências políticas de fora. Ninguém te obrigou a quebrar o decoro parlamentar. O senhor me ofendeu”.

AMEAÇA VELADA?
Em outro contraponto, o presidente disse ser defensor dos vereadores e que todos são testemunhas, inclusive em reunião, na mesma noite, na sala dos vereadores. Por fim, William questionou se havia ameaça velada na fala “não envolve minha família”.

CULTURA REGIONAL
Hoje (14) ocorre o encontro regional de cultura, às 13h30, no Matarazzo. Realização da Secretaria de Estado da Cultura. A secretária Marília Marton participará, com o prefeito Milton Mello, Tupã (Rep), do ato de início da obra de reviltalização do Matarazzo.

Publicidade

Veja também