Nomes (im)próprios 

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do salmão e contra o Ali Salman

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 07/11/2023
Horário 05:30

Aos casais que estão esperando o nascimento dos filhos, tomo a liberdade e peço licença para sugerir alguns nomes diferentes e quiçá (adoro esta palavra) criativos para os pimpolhos. Não é por nada não, mas alguns nomes próprios já estão, digamos, muito "batidos" e comuns demais.
Evidente que por uma questão de respeito e de educação, o cronista não mencionará os nomes mais comuns e quem quiser que dê o nome que achar mais conveniente ao filho, como, por exemplo, Um Dois Três de Oliveira Quatro.
Sim, alguns pais exageram e dão nomes exóticos aos filhos. Algumas pessoas foram registradas com o nome Um Dois Três de Oliveira Quatro, o que certamente deixou de quatro quem tem este nome nos documentos. Também deve ter ficado de quatro o sujeito registrado com o nome Oceano Atlântico Linhares.  
E o menino chamado José Xixi? Vai ver o rebento mijava muito no berço e os pais, só para sacanear o filho, optaram por lhe dar este nome assombroso. Cartórios, principalmente do Nordeste, não me deixam desmentir tal afirmação. Verdade verdadeira e não mentira mentirosa. 
Então, pessoal, o negócio é partir para a criatividade e antes de prosseguir com este papo, que me esforço para não parecer furado, sugiro aos interessados que pesquisem sobre nomes próprios exóticos e os mais populares.
Taí: criatividade, coisa que falta em muitos setores. Bebês merecem nomes criativos, sem a mesmice do que se verifica hoje em dia nos cartórios. Se o casal aí que lê este monte de linhas mal digitadas está esperando uma menina, como comprovou o exame, sugiro um nome lindo.
Que tal Ana Conda? O que é isso??? O cronista endoidou, está lunático sem morar na lua? Nada disso, futura mamãe e futuro papai. Ana Conda é um nome belíssimo e chama a atenção pelo ineditismo. É um novo nome próprio. Ana Conda. Nome e sobrenome. Nada a ver com a anaconda, a maior cobra do mundo.
A garotinha pode no futuro - quem sabe? - fazer jus ao nome, pois pode se tornar cobra em algum assunto ou profissão, tirando tudo de letra. "A Ana Conda é cobra nas pesquisas científicas", dirá alguém no futuro.
A meu ver, outro nome criativo para as bebês é Rita Lina, se o laboratório que produz o medicamento ritalina não botar gosto ruim, ou seja, querer receber direitos autorais pelo uso do nome. Cá entre nós: Rita Lina é bonito pra cachorro. Também fará jus ao nome se a menina for sapeca, agitada, hiperativa e outros babados. 
Também sugiro o nome Beta Caroteno às menininhas que estão prestes a chegar a este insensato mundo. Os pais fariam, no caso, uma homenagem às frutas e legumes que contém a substância betacaroteno, que faz tanto bem, principalmente aos olhos. 
Não esqueci dos menininhos que também merecem ser registrados com nomes criativos, não exóticos. Por exemplo: Lino Tipo, derivado, como é óbvio, de linotipo. Talvez algum linotipista decida, depois de ler a crônica, registrar o filho recém-nascido com um nome tão belo e inédito. "O Lino é um tipão", dirá um dia a namorada do Lino Tipo.
Também como exemplo atrevo-me a sugerir Rivo Tril. Lembra mocinho dos filmes de faroeste e música do Michael Jackson. Se o bebê for calminho, justificado será o nome. Para concluir este papo, recomendo ao respeitável público dez gotas de rivotril diluídas em água benta. Afinal, estamos onde mesmo?

DROPS

Quer ter um carro voador? Compre um Aero Willys antigo.

A Terra é plana no campo de futebol.

As frutas não são infrutíferas.

Em terra de cego quem tem um olho é, no mínimo, príncipe.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663.

Publicidade

Veja também