"Nossa Cidade Outonal” é tema do sarau de março

Várias são as celebrações a contemplar, como os sete anos desse encontro, lembrados na exposição fotográfica Retratos da Arte

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 18/03/2017
Horário 10:07
 

Na 93ª edição, o Sarau Solidário deste mês de março apresenta no Centro Cultural Matarazzo, às 19h30 deste sábado o tema "Nossa Cidade Outonal". Poetizando, Carlos Francisco Freixo, presidente da APE (Associação Prudentina dos Escritores) convida a todos à sua maneira particular: "Os frutos já se apresentam: o árduo trabalho que faz nossa cidade se erguer na agro-pecuária, na indústria, no comércio, no turismo, na arte, no artesanato, no cinema, na dança, na fotografia, no jornalismo, na música, na pesquisa, no teatro, na literatura. É a cidade – Prudente, resistente – que se constrói com ‘sua paisagem humana’".

Jornal O Imparcial Adriana Cavalcanti canta no Sarau

Lembrando que a associação pede aos participantes que contribuam com um quilo de alimento não-perecível que serão doados, posteriormente, a casa de queridos velhinhos, o Lar São Rafael.

De acordo com Freixo, neste encontro várias são as celebrações a contemplar: os sete anos do Sarau Solidário,  que estão sendo lembrados com a Exposição Fotográfica Retratos da Arte - um retrospecto da APE em seus 10 anos de atuação.

"Os três primeiros saraus do ano vieram tecendo ‘Um Mergulho Centenário’ comemorando este momento festivo de Presidente Prudente com ‘Cem Poetas, Cem Poemas, Um Dedo De Prosa - A Crônica In Prudente" e fechando com as águas de março ‘Nossa Cidade Outonal’. Agradecemos o círculo de relacionamento com artistas de nossa região como Teodoro Sampaio, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Santo Anastácio até Bastos onde encontramos o poeta Luiz Lima, que sintetiza este momento de forma bem preciosa!", exclama o presidente que se desdobra para manter viva essa chama da associação mencionando um poema que Luiz dedica à comunhão. (veja no box da matéria)

 

Gente que faz


Para aplaudir esta grande festa, Freixo que é um verdadeiro artista, poeta, escritor e excelente professor, enfatiza que é com alegria que terão a presença de Benjamin Resende, "nosso mestre, mentor e incentivador", destaca ele. Shaia Zurah, a primeira equipe de dança a acreditar e a participar deste projeto. O artesão David Cardoso que em trabalho único desenvolve telas usando barbante colorido. Adriana Cavalcanti cantando com Leandro Campos e Éder Quirino ampliando essa festa.

Também estarão mostrando seus dons peculiares os compositores J. J. Samogim e Cida Ajala, Rodrigo Campos, Damaris & Thalita e Felipe Farah. "Teremos ainda a presença de todos os escritores que fazem parte desta jornada que se iniciou em março de 2010! Estas surpreendentes presenças destes que persistem em trazer a emoção e compartilhar de forma generosa com todos os prudentinos. E fecharemos com a participação lírica do Palhaço Binho que já está integrado a este movimento.

 

Próximos temas


As datas e os temas das duas próximas edições já estão certas. A 94ª abordará no dia 15 de abril "Escravos da Alegria Resenha". "As manhãs nos despertam com sonhos de uma noite inteira e se espalham diante da luz do sol que nos impõe sorrisos abertos ao que vier. O dia parece tenso com tantos obstáculos a contrastar toda a luminosidade do dia. E os obstáculos estão aí para serem superados e nos fortalecer. Afinal, nossa profissão é esperança", diz.

E na 95ª no dia 20 de maio, "Como é Duro Trabalhar". "Martinho da Vila nos lembra ‘As festas, as festas.../Levam todo meu dinheiro’. Martinho, Martinho, já nos levaram à bancarrota mesmo trabalhando direitinho", comenta.

Vale lembrar a todos que a realização do evento é da APE em parceria com o governo de Presidente Prudente por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

 

POEMA

 

"Comunhão"

De Luiz Lima

 

Por onde passo, vez ou outra,

alguém diz: - ó poeta...

reajo com alegria,

mas, poeta são os mestres!

eu sou aprendiz na lida do dia

 

Bebo na fonte da vida

a água, o sol, a lua,

a madrugada - o raiar do dia

arroz, feijão, farinha,

amor, alegria, poesia...

na sagrada comunhão – a cada dia

 
Publicidade

Veja também