Nossa reverência ao meio ambiente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/06/2022
Horário 04:52

Neste domingo é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com a correria do dia a dia, a data serve para nos lembrar de que precisamos vivenciar e praticar as ações que vão ao encontro da preservação ambiental, e não para que elas fiquem somente na teoria de livros e ensinamentos da escola. Se pararmos para refletir, não é difícil perceber que são nas pequenas atitudes e escolhas do nosso cotidiano que podemos fazer a diferença. 
Desde a hora que acordamos, no momento de ir ao banheiro escovar os dentes, por exemplo, é possível praticar o ambientalmente correto, não deixando a torneira aberta sem necessidade. O mesmo vale na hora do banho, e das outras atividades em que o uso da água é essencial. É de causar indignação quando avistamos alguém varrendo a sujeira da calçada com a mangueira. Imagine a quantidade de água desperdiçada! Na hora de lavar de roupa, preste atenção na sua máquina de lavar, pois, muitas delas têm um botão para economizar e reutilizar água.
Muito importante também é se preocupar com o lixo gerado em nossos lares. Embora muita gente não se dê conta, nós somos sim responsáveis por ele, e pela sua destinação correta. Minimizar a quantidade de resíduos deve ser uma preocupação constante. Separar o lixo orgânico do reciclável já deveria ter sido incorporado há muito tempo na nossa rotina, de modo que já devia ter se tornado uma atitude automática. Mas, infelizmente, na prática, ainda estamos muito longe disso. 
Jogar óleo de cozinha pelo ralo é outra ação que precisa ser abolida urgentemente de nossas casas. São milhares e milhares de litros de água contaminados, sem contar o prejuízo gerado ao encanamento. Se puder deixar o carro em casa de vez em quando, o meio ambiente também agradece. Menos poluição, menos trânsito, menos estresse. 
Essas são apenas alguns passos para praticar no dia a dia. Nada que cause tanto impacto na nossa rotina. Pare e reflita. O que mais pode ser feito pelo nosso planeta? Precisamos nos colocar no nosso devido lugar, e parar de pensar que é o meio ambiente que precisa nos servir. Nós é que somos totalmente dependentes dele, e a ele devemos nos curvar, respeitar e reverenciar.

Publicidade

Veja também