Nova empresa assume iluminação pública a partir de 25 de maio em Prudente

Stylux Brasil deve iniciar trabalho com troca de 12 mil lâmpadas nas primeiras semanas; serviço contará com monitoramento em tempo real das condições de cada poste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/04/2023
Horário 18:11
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Empresa executará projeto de modernização denominado "Prudente Smart"
Empresa executará projeto de modernização denominado "Prudente Smart"

A Stylux Brasil, empresa vencedora do processo licitatório para gerir a iluminação pública de Presidente Prudente, passa a operar a partir de 25 de maio no município. A Ilumina, atual prestadora, tem contrato ativo até o dia 20 do mesmo mês.

A nova responsável pelo serviço se apresentou à Câmara Municipal na tarde dessa segunda-feira. Caberá à empresa o projeto de modernização da iluminação pública, denominado "Prudente Smart", que prevê a troca de todos os 42.032 pontos de iluminação a vapor de sódio por lâmpadas de LED, em um sistema georreferenciado, permitindo o monitoramento em tempo real das condições de cada poste.

Conforme o diretor de operações da Stylux, Renato Rodrigues, 12 mil lâmpadas já foram compradas e serão utilizadas nas primeiras semanas para atender os pontos emergenciais, ou seja, as demandas de manutenção apontadas pelos munícipes.

Também segundo ele, a empresa está em busca de um barracão de aproximadamente 500 metros quadrados para alocar os equipamentos e a equipe, que será composta de 40 funcionários.

Renato apresentou em detalhes o planejamento de manutenção e modernização do sistema, que "tornará Prudente uma cidade inteligente no que diz respeito à eficiência da iluminação pública". Responsável pelo serviço nas cidades paulistas de Assis, Bastos e Vera Cruz, e em Belém, capital do Pará, onde estão sendo trocados cerca de 700 mil pontos, a Stylux é uma empresa de origem italiana, com desenvolvimento próprio e fabricação de seus produtos de iluminação.

Eficiência energética

O titular da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Mateus Grosso, comentou que o projeto de reordenação luminotécnica também levou em consideração alguns apontamentos do relatório da CEI (Comissão Especial de Investigação) da Iluminação Pública, aprovado pela Câmara em setembro do ano passado.

“O novo modelo será baseado na eficiência energética. A estimativa é de que as novas lâmpadas em LED garantirão uma economia de energia de 68%. Estamos trazendo para a cidade o que há de mais moderno em iluminação pública, o que colocará Prudente em outro patamar”, expõe Mateus.

Telefone e aplicativo

A Stylux Brasil vai oferecer um número 0800 e um aplicativo de celular, por meio dos quais será possível realizar as solicitações. Os vereadores poderão acompanhar as prestações dos serviços por meio dos relatórios mensais.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) comentou que o processo de licitação da iluminação pública "foi mais uma etapa vencida, dentro do tempo da lei, assim como aconteceu com o transporte coletivo e como tem caminhado com a destinação dos resíduos sólidos". “Temos consciência de que nossa cidade está amarela e, em alguns lugares, até escura. Sei que todos têm pressa, eu tenho pressa, mas o tempo da lei é demorado. Temos trabalhado para fazer tudo dentro da forma da lei, buscando o melhor caminho, moderno e da grandeza que Prudente merece”, afirma o chefe do Executivo.

Publicidade

Veja também