Nova política

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 15/04/2021
Horário 04:14

O prenúncio de nova política em Prudente vem sendo desenhado com algumas ações, como as mobilizações de lideranças de diferentes partidos políticos em busca de recursos para a cidade; inclusive, até os que foram adversários nas eleições de 2020. 

Algo inusitado

Porém, a mais recente contribuição nesse sentido vem de partido da coligação vitoriosa, mas ainda assim chamou a atenção do Plantão, que buscou entender como o Patriota conseguiu recursos do governo federal, já que o partido não tem deputado por São Paulo.

Direto da fonte

Para beber direto da fonte, como manda a prática jornalística, a conversa foi com o presidente estadual e vice-presidente nacional do partido, o engenheiro civil Ovasco Resende, que mora em São José do Rio Preto.

Deputado mineiro

O meio milhão de reais destinados ao Sapru (Serviço de Acolhimento para Situações de Rua) de Presidente Prudente, vinculado à SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), foi conseguido através do líder da bancada na Câmara Federal, o deputado Fred Costa (Patriota/MG).

A intermediação

Ovasco foi quem intermediou a busca de recursos atendendo aos seus correligionários: o vice-prefeito Izaque Silva e o presidente da executiva local e secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Luizari Gomes; em nome do prefeito Ed Thomas (PSB).

Boas relações

Ao falar de suas relações em Prudente, Ovasco cita a vereadora Miriam Brandão e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues da Silva, esposa de Izaque; e conta como tudo surgiu. 

Mesma ideologia

Em 2019, quando o Partido Republicano foi incorporado ao Patriota, em conversa com Luizari houve a aproximação política por comungarem o mesmo pensamento ideológico: o de que a política deve servir sempre para promover o bem comum.

Filhos amigos

A aproximação de Ovasco e Luizari foi por conta dos filhos serem amigos e colegas na faculdade de Medicina, em São José Rio Preto. Então, estabelecidas as afinidades, Luizari foi convidado para organizar o partido em Prudente.

Mudança de rumo

No ano passado, quando deixou o PSDB, Izaque recebeu convites para filiações em alguns partidos e optou pelo Patriota; abriu mão de sua pretensão de ser candidato a prefeito, para concorrer e ser eleito como vice de Ed.

A entrega

O recebimento dos R$ 500 mil foi viabilizado pela Prefeitura, com a entrega nesta semana em solenidade no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Florivaldo Leal, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Cleia Tomazini. 

Ajuda aberta

Ao dizer que sua ajuda permanece aberta para Prudente, Ovasco elogiou o prefeito Ed Thomas e sua parceria com o vice Izaque. Agradeceu o Plantão por dar visibilidade ao Patriota e disse que se as pessoas se unissem não haveria guerra e nem fome.

Bem possível

É possível que na sessão da Câmara, segunda-feira (19), os vereadores William Leite e Wellington Bozo, ambos do MDB, entrem com o pedido de anulação de vetos do prefeito Ed Thomas à lei sobre publicação da lista de vacinados contra a Covid-19.

Publicidade

Veja também