Novo olhar

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/05/2022
Horário 04:10

Como parte das políticas públicas de meio ambiente, saúde, educação e cultura, secretarias municipais e a empresa Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) estão empenhadas em construir um novo olhar para a limpeza urbana de Presidente Prudente.  

CUIDE DO SEU
O prefeito Ed Thomas (PSB) iniciou esta semana realizando o lançamento do movimento Cuide de seu Lixo, em cerimônia no estacionamento do Centro Cultural Matarazzo; conforme o secretário municipal de Comunicação, Geraldo Gomes.

VÁRIOS SETORES
A primeira etapa de uma série de mutirões por toda cidade ocorreu ao longo da estrada de ferro, envolvendo servidores municipais, trabalhadores da Prudenco, alunos da rede municipal de ensino e voluntários.

CAUSA E EFEITO
O Plantão faz este registro com foco no fato de que o descarte irregular de lixo é um dos graves problemas em praticamente todas as cidades brasileiras, o que está associado a outro fator determinante: a produção de lixo.

MUITO ALTO
Cada brasileiro produz em média 379,2 kg de lixo por ano. A maior média é de São Paulo capital: 498 kg. A menor é de Santa Catarina: 257 kg. Os dados de 2019 são da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública).

EM PRUDENTE
A Prefeitura fala que recolhe 240 toneladas de lixo por dia. Considerando que da população de 230 mil habitantes mais de 97% vive na zona urbana, a média por morador passa de 1kg por dia. Então, supera os 365 kg per capita de média por ano. 

FÁCIL E SIMPLES
Se o movimento Cuide do seu Lixo der certo, a destinação correta será uma vitória. Todavia, urge a necessidade de conscientização de cada pessoa produzir menos lixo. Isso é plenamente possível mediante ações simples no dia a dia. 

FICA A DICA
Exemplo: evitar o desperdício de alimento, mas o pouco que precisar jogar fora que sirva como compostagem no próprio quintal ou mesmo no jardim. Enterrado, o lixo orgânico vira adubo. Quem faz isso, acaba fazendo outras coisas.

FLECHA NO ALVO
O movimento Cuide do Seu lixo merece aplausos; mas de nada valerá se o ponto forte de tudo o que está sendo e vier a ser feito não seja a educação ambiental. Esse deve ser o alcance da flecha, como luta de todos: coletiva e individualmente. 

PRÉ-CANDIDATURA
O deputado estadual Campos Machado (Avante) estará em Prudente dia 21 deste mês, em reunião às 10h na J.A. Leilões, ao lado do Rancho Quarto de Milha.  Participará o ex-prefeito de Flora Rica, José Aguiar, que pretende ser candidato a deputado federal.

PELO MENOS DOIS
Como Flora Rica fica na Nova Alta Paulista, possivelmente serão pelo menos dois candidatos a deputado federal sediados nessa região; já que o Plantão ouviu dizer que o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV) poderá tentar uma cadeira na Câmara Federal.

LUGAR MAIOR
O encontro regional do PRB no sábado desta semana em Prudente será no Salão do Limoeiro, às 10h, com a presença do pré-candidato a governador, Tarcísio de Freitas. Espaço maior que o do Tênis Clube, onde seria anteriormente. 

Veja também