O novo técnico do Grêmio Prudente, Luciano Dias, chegou na madrugada de hoje e, já pela manhã, se reuniu com a comissão técnica e diretoria. No período da tarde, conversou com os atletas, acompanhou o treino e falou com a imprensa.
Em entrevista coletiva, Luciano Dias disse que vem acompanhando a evolução do Grêmio Prudente há muito tempo e sabe que o momento não é dos melhores. “É um grande prazer estar aqui, é uma cidade muito boa, estou muito feliz nesse momento. A gente sabe que o momento não é tão bom, mas isso faz parte do futebol. A gente sabe da organização do clube, tenho as melhores informações possíveis, então por isso o meu ‘aceite’ de estar aqui”.
O técnico ressaltou a qualidade do elenco. “Sei da capacidade do grupo, é um grupo que tem a metade do elenco praticamente que vem tendo uma sequência de uma bela participação na Copa Paulista do ano passado. É mais uma questão de ajustes, de passar confiança para o grupo. Futebol é assim, a gente faz o melhor e às vezes o resultado não vem”.
E continua: “Mas, a gente tem que ser resiliente, tem que entender onde está faltando alguma coisa para fazer esses ajustes, e passar um pouco das minhas ideias, do que eu entendo ser o melhor para a minha equipe. Eu acompanhei alguns jogos e dentro da minha visão do que eu quero, a gente tem que fazer alguns ajustes”.
Luciano disse que ontem foi tudo muito rápido, mas pediu paciência aos atletas. “Acompanhei uma sessão de treino, conversei com os atletas, mas foi tudo muito rápido. Até pedi pra eles um pouquinho de paciência. Temos que esquecer o que aconteceu de errado no passado. Agora é olhar para frente. Amanhã é um novo dia, uma nova oportunidade. Vamos ver se a gente consegue numa sessão de treino ajustar um ou outro, para que a gente possa ter uma performance boa neste jogo de quarta-feira e poder virar essa página”.
O técnico acredita que para o jogo contra o XV de Piracicaba, nesta quarta-feira, já vai estar acompanhando a partida do banco de reservas, depende apenas da documentação. O duelo ocorre às 19h30, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão.
De acordo com ele, a questão não é só marcar, é preciso ser competitivo em campo. “Acho que a questão da minha equipe não é só marcar, a questão é ser uma equipe competitiva, uma equipe que gosta de entrar em campo com ambição, com vontade de vencer. Acho que futebol não adianta só marcar, tem que ter equilíbrio, eu prezo muito por isso. Até falei sobre isso com eles no vestiário: pra gente vencer as partidas, a gente vai ter que produzir, vai ter que fazer ajustes ofensivos, em alguns momentos a gente vai ter que entender que jogando em casa com um adversário difícil, que vai ter uma boa transição, não podemos abdicar de buscar o gol”.
Ele ressaltou ainda: “Acho que quem pratica futebol, não pode pensar ‘eu não posso tomar gol, se ficar zero a zero tá bom’ - não, não está bom. Acho que a minha equipe tem que tentar ser superior ao adversário, tem que defender melhor e aproveitar as oportunidades, é ser sólido defensivamente e questão ofensiva também, por isso temos que fazer alguns ajustes. Temos que mostrar que nosso grupo tem qualidade, tem que entrar em campo e ser mais efetivo do que o adversário e a gente vai trabalhar pra isso, buscar o encaixe da equipe ideal”.
Para o jogo desta quarta-feira, Luciano Dias disse que o tempo é muito curto para fazer mudanças. “Não vou conseguir fazer muita coisa de hoje para amanhã [de terça para quarta], mudar tudo. Mas, alguns ajustes vou fazer, ouvindo principalmente os atletas. Para esse próximo jogo, temos que ter um ânimo novo, temos grandes jogadores. Gosto de ter uma equipe que proponha jogo, que jogue com efetividade, que jogue como uma equipe competitiva”.
Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Elenco treinou hoje, visando o duelo desta quarta, contra o XV de Piracicaba