Novos pedágios passam a operar com lombadas eletrônicas

Na região de Prudente, fase educativa está em vigor nas praças de Inúbia Paulista e Martinópolis; em Parapuã, equipamento também foi instalado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 23/07/2021
Horário 13:24
Foto: Eixo SP
Multas para quem desrespeitar velocidade permitida começam no dia 27 de julho
Multas para quem desrespeitar velocidade permitida começam no dia 27 de julho

A Concessionária Eixo SP inicia a operação do sistema de lombadas eletrônicas em pistas de cobranças automáticas e mistas, em três praças de pedágio no trecho administrado. Na região de Presidente Prudente, operam no km 581+700 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Inúbia Paulista; e no km 400+100 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Martinópolis. A terceira fica no 551+700 da SP-294, em Parapuã.

A fase educativa vai até o dia 26 de julho. Já a partir da 0h do dia 27 de julho, condutores que ultrapassarem a velocidade permitida de 40 km/h estarão sujeitos à multa, que serão aplicadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o governo do Estado, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.

O superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues, explica que a concessionária não atua na fiscalização ou aplicação de multas. “Neste caso, está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER”, informa.

Orientações

A Eixo SP enfatiza que, mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade indicado nas placas, que estão sempre à disposição dos condutores.

A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio. 

Para trafegar pela pista automática de cobrança, o usuário deve possuir o sistema eletrônico de cobrança. Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade aos poucos e entrar na pista de cobrança automática. Haverá a liberação luminosa do semáforo, seguida do levantamento da cancela.

Publicidade

Veja também