Núcleo Ttere insere 13 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em 2023

Coordenadora da entidade afirma que, embora outros 10 jovens ainda estejam na fila, ela considera que a cidade tem boa oferta de vagas para este público

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 23/03/2023
Horário 08:15
Foto: Cedida
Para tentar garantir contratação das PCDs, núcleo oferece diversos serviços de capacitação
Para tentar garantir contratação das PCDs, núcleo oferece diversos serviços de capacitação

Fundado em 1991 por um grupo de voluntários da sociedade civil, para profissionalizar e incluir PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho, em Presidente Prudente, o Núcleo Ttere contabilizou, em 2023, 13 atendidos, com idades de 17 e 23 anos, que conquistaram suas vagas de emprego em empresas como Riachuelo, Torra Torra e Grupo Muffato. Conforme a coordenadora da entidade filantrópica, sem fins lucrativos, Ana Cristina Fonseca, embora outros 10 jovens ainda estejam na fila aguardando por uma colocação, ela considera que a cidade tem, sim, boa oferta de vagas para este público.

Entre os principais desafios enfrentados em relação à disponibilização de vagas para PCDs, destaca o fato de que nem sempre ocorrem as contratações. Recorda que algumas empresas fazem entrevista e não dão retorno ou seguem um padrão de seleção sem qualquer adequação para que as pessoas com deficiência consigam participar. “Como, por exemplo, uma pessoa com deficiência intelectual ter que preencher ficha de dados. Ou, ainda, não há uma página virtual única ou em comum para procurar as ofertas, pois hoje cada empresa divulga a vaga no seu próprio site, e a pessoa com deficiência tem que entrar em todas as páginas, mas nem todos têm acesso à internet”, cita.

Para tentar garantir a contratação das PCDs, o núcleo oferece diversos serviços de capacitação para o mercado de trabalho, que desenvolvem atividades com conteúdos que versam sobre documentação; currículo online; postura profissional; comprometimento com a empresa e seus negócios; empreendedorismo; vivências profissionais; e leis trabalhistas.

“A empresa pode entrar em contato com a entidade e verifico qual o perfil que esta quer e se temos alguém que se encaixe. No caso de haver uma pessoa, damos início ao processo seletivo determinado pela empresa”, explica a coordenadora sobre os casos em que a entidade é procurada para fazer essa mediação. 

SERVIÇO
Para se candidatar às vagas para PCDs ou ofertar vagas a este público, basta entrar em contato com o Núcleo Ttere, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, através do telefone (18) 3905-1463 O site para mais informações é o www.ttere.org.br. O endereço da entidade é Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 7.398, no Jardim Regina.

Publicidade

Veja também