Nunca é tarde para  conhecer novos destinos

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem cerca de 31,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 14,7% da população. O crescimento da expectativa de vida nacional já é uma realidade e, com isso, surgem novos atrativos para esse mercado. 
A geração baby boomer - nascidos entre 1945 e 1964 - apresenta fatores super positivos para o planejamento de uma viagem, como, por exemplo, a disponibilidade de tempo e dinheiro. Eles são mais independentes financeiramente e seus roteiros não ficam restritos a feriados ou períodos de alta temporada. 
Engana-se muito quem pensa que turismo de aventura não é o foco dos 60+. Esse público é ativo e busca novas experiências, incluindo viagens religiosas, culturais, ecológicas, gastronômicas, em grupo, sozinhos ou até mesmo com o seu companheiro pet. É importante lembrar que a terceira idade atual é bem diferente de 20 anos atrás. Hoje, ela é antenada em novos lugares, altamente digital e tem intensa atividade nas redes sociais. 

Quais os locais mais amados pelos 60+?
Segundo pesquisa realizada pelo Skycanner, os principais destinos internacionais escolhidos por pessoas acima de 60 anos são Lisboa e Sintra (Portugal), Toscana (Itália), Montevidéu e Colônia del Sacramento (Uruguai) e Montreal (Canadá). Já considerando os nacionais, os escolhidos com mais frequência são Águas de Lindóia (SP), Caldas Novas (GO), Serra Negra (SP), cidades históricas de Minas Gerais, Fortaleza (CE), roteiro dos vinhos do Rio Grande do Sul, Holambra (SP), Natal (RN), Socorro (SP), Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP). 
De acordo com um relatório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de 2019, em conjunto com pesquisas do Portal do Envelhecimento, Projeto Colabora, Correio Braziliense, Ministério do Turismo e Panrotas, cerca de 56% de idosos que viajam são mulheres, 83% vivem em regiões urbanas, 80% são aposentados e pensionistas, 19% têm acesso à internet, 54% contratam suas viagens por meio de agentes e 70% não compram por impulso. Em relação a transporte, 76,3% viajam de avião, 16,8% de automóvel e 6,2% de ônibus. Na questão da hospedagem, 64,8% ficam em hotéis ou pousadas e 27% em casa de parentes e amigos. 
O estudo também apresenta que 61,4% preferem viajar fora do período de férias escolares, 50% gostam de roteiros históricos, 46,9% preferem destinos de serra, 45,8% locais com praia e 70% escolhem viajar com público de idade diversa. 
E para a segurança e melhor atendimento, sugerimos que os viajantes sempre comprem com agentes de viagens. Desta forma, evitam imprevistos e acessam informações mais confiáveis de hotéis, companhias aéreas, transfers e atrações turísticas. Além disso, o profissional levará em conta os interesses do cliente, cuidados especiais, acessibilidade e transporte, entre outros fatores, no planejamento da viagem. Veja a lista de agências associadas à Abav-SP | Aviesp diretamente no www.abavspaviesp.com.br e aproveite! 
 

Publicidade

Veja também